Nova pagina 1


Você Está Aqui

Programa beneficia alunos com consulta oftalmológica em Camaçari

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

saudeescolaoftalmo

Atendendo a uma das 12 ações previstas dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), que é a promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, a Prefeitura de Camaçari, através das secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau), realiza neste sábado (7/10), das 8h às 16h, na Policlínica, o "EducAÇÃO em Rede", que vai ofertar atendimento oftalmológico a 48 alunos do sistema municipal de ensino.

Os jovens, já selecionados, foram encaminhados através do Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) da Seduc e escolhidos com base em observações e estudos feitos pelo professor em sala de aula e pela equipe multidisciplinar do centro, composta por profissionais como assistente social, psicopedagogo e psicólogo. Foram observadas por eles, dificuldades relativas à visão para desenvolver atividades em sala de aula. 

A iniciativa tem por objetivo fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar, além de promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes. 

Para assegurar o pleno atendimento dos estudantes, a ação será permanente a partir de novembro, quando uma vez por semana novos alunos serão atendidos por especialista cedido pela Sesau no laboratório do Centro de Apoio e Educação Inclusiva, localizado no bairro do Ponto Certo, que é dotado de equipamentos necessários para identificação de problemas oftalmológicos, a exemplo da baixa visão. 

Ainda em novembro, vão ser ofertados pela Seduc, também em parceria com a Sesau, atendimentos com neurologista e neuropediatra para estudantes da rede municipal. O encaminhamento também será feito pelo CRIE. Para consolidar ainda mais a ação, professores e profissionais da atenção básica serão capacitados para realizarem constantemente a triagem dos alunos nas escolas, uma vez que alguns alunos têm dificuldade no aprendizado por conta de problemas oftalmológicos. 

O EducAÇÃO em Rede é uma iniciativa pioneira elaborada e executada pela secretaria da Educação e pensada de forma conjunta pela Supervisão de Educação Inclusiva do CRIE, e os departamentos de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidade da Sesau. Ela atende o Programa Saúde na Escola e visa promover o direito à educação aos alunos do município conforme prevê a Constituição Federal por meio da Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial que tem como objetivo planejar, implementar e avaliar ações de prevenção de agravos e promoção da saúde para os estudantes da rede pública de ensino. Ele constitui estratégias para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. 

O CRIE 

Com o trabalho voltado para atender a comunidade escolar, o CRIE tem atendimento educacional especializado, apoio psicopedagógico, oficinas e vivências para educandos, educadores, familiares e conta com encaminhamentos para serviços de saúde e assistência social. O CRIE fica situado no edifício Vargas Leal, na Rua Francisco Drumond.

Fonte: Ascom

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Compartilhar