Nova pagina 1


Você Está Aqui

Mundo

Espanha mantém nível de alerta terrorista e reforça segurança em zona turística

  • PDF

espanhaalertater7

As autoridades espanholas decidiram neste sábado (19), após os atentados da Catalunha, manter em nível 4 o alerta terrorista sobre uma escala de 5, mas as medidas de segurança em zonas turísticas e infraestruturas serão reforçadas, anunciou o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido. As informações são da Agência EFE. 

O ministro explicou, em coletiva de imprensa, que este nível 4 será reforçado com a intensificação das medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência, com "especial ênfase" nas zonas turísticas. 

Zoido presidiu a reunião extraordinária da mesa de avaliação da ameaça terrorista e depois foi para o Palácio da Moncloa, sede oficial do Executivo, para informar ao presidente do governo, Mariano Rajoy, sobre esta decisão. 

Participaram da reunião responsáveis das forças e corpos de segurança do Estado e da inteligência em matéria antiterrorista, além das polícias autonômicas (regionais) da Catalunha e do País Basco. 

Com a opinião unânime de todos estes especialistas, a mesa decidiu que a Espanha seguirá em nível de alerta antiterrorista 4 e não irá elevá-lo a 5 (o máximo, o que significaria a presença do Exército nas ruas), ao entender que não existe um risco de "atentado iminente". 

A Espanha ativou o nível 4 de alerta antiterrorista e, 26 de junho de 2015 após os sucessivos atentados da Tunísia, França, Kuwait e Somália.

Fonte: EFE

Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou oito feridos neste sábado na Rússia

  • PDF

terrorismorussia

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu neste sábado, 19, a autoria do ataque indiscriminado com uma faca que deixou oito pessoas feridas no centro da cidade de Surgut, na Rússia.

Segundo informações da Agência Brasil, em um livre comunicado divulgado pela rede de mensagem Telegram e cuja autenticidade não pôde ser verificada, o EI assegurou que “uma fonte de segurança afirmou à ‘Amaq’ que o autor do esfaqueamento na cidade russa de Surgut é um soldado do Estado Islâmico”.

As autoridades russas já identificaram o homem que cometeu o ataque e que foi morto pela polícia, mas ainda não tratam o fato como terrorismo. “Trata-se de um morador da cidade nascido em 1994”, aponta um comunicado do Comitê de Instrução (CI) da Rússia, que não dá prioridade a um atentado terrorista como a versão principal do ocorrido.

O jovem perambulava nesta manhã pelas ruas do centro de Surgut com uma faca e atacou a vários transeuntes, deixando oito feridos, alguns em estado grave.

Líderes mundiais reagem ao atentado terrorista em Barcelona

  • PDF

barcelonaataqueApós o atentado terrorista que provocou a morte a 13 pessoas e feriu cerca de 80 pessoas, diversos líderes mundiais se manifestaram em solidariedade a Barcelona.

 O Twitter foi um dos meios preferenciais utilizados para enviar mensagens de apoio. Assim fizeram Donald Trump, Vladimir Putin, Angela Merkel, Theresa May e Emmanuel Macron. António Costa também enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo, Mariano Rajoy. 

Já o Papa Francisco também manifestou a sua preocupação por este atentado terrorista.

Moradora de rua encontra pernas humanas dentro de lixeira em Roma

  • PDF

lixeiraromaUma moradora de rua encontrou na noite desta terça-feira, 15, duas pernas humanas dentro de uma lixeira, em Roma, na Itália. Os restos corporais foram achados na via Maresciallo Pilsudski, no bairro de Parioli, ao norte da capital. Hoje pela manhã, a polícia italiana informou que havia localizado outras partes do corpo e que, aparentemente, trata-se do cadáver de uma mulher.

De acordo com o Notícias ao Minuto, câmeras de segurança flagraram um homem depositando sacos com resíduos na mesma lixeira. Ele fora até o local de carro na madrugada do dia 14 para o 15. O suspeito já foi identificado e levado à delegacia. O caso repercutiu em toda a imprensa italiana nesta quarta-feira (16) e está chocando o país. Fontes locais afirmam que a vítima teria sido esquartejada e que o autor do crime teria depositado as partes do corpo em diferentes sacos de lixo.

Pelo estado de decomposição das pernas encontradas na lixeira, os investigadores acreditam que o crime tenha sido cometido há dois ou três dias e que os cortes foram feitos com machado, devido à precisão. Em 2011, um corpo sem cabeça e pernas de uma mulher foi encontrado em Roma. O caso até agora não foi concluído.

Árvore tomba sobre procissão e deixa mortos e feridos em Portugal

  • PDF

arvoreportugalUma árvore de grande porte caiu em cima de fiéis que assistiam às Festas da Senhora do Monte, na manhã desta terça-feira, 15, no Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal.

A árvore caiu no Largo da Fonte, durante a realização de cerimônias religiosas para celebrar o dia de Assunção da Virgem Maria, feriado local. Segundo informações do Jornal da Madeira, há pelo menos 10 pessoas mortas e 10 feridos. A emissora de TV RTP3 informou que há crianças entre as vítimas.

As autoridades oficiais, no entanto, ainda não confirmaram o número de vítimas, mas uma fonte dos Bombeiros Municipais do Funchal garantiu que poderão ser "dezenas de feridos", tendo em conta o número de ambulâncias que seguiu para o hospital.

O arraial do Monte é considerado a maior festa da ilha da Madeira, contando com a presença das entidades regionais nas celebrações religiosas. A festa tinha sido cancelada no ano passado devido aos incêndios que atingiram a região.