Nova pagina 1


Você Está Aqui

Mundo

Queda de ônibus em abismo mata 13 pessoas na Colômbia

  • PDF

acidentecolombiaPelo menos treze pessoas morreram no último sábado (21) após a queda de um ônibus em um abismo na Colômbia. Conforme relata a agência EFE, o acidente ocorreu devido a um deslizamento de terra em uma área conhecida como 'O nariz do diabo', na estrada entre Tumaco e Pasto, no departamento de Nariño, situado na fronteira do país com o Equador.

Ainda não foi divulgado o número exato de feridos, uma vez que o veículo partiu de Túqueres ainda na manhã do sábado (21), com apenas um passageiro, mas pegou outros pelo caminho. Até o momento foram resgatados dez corpos, sendo dois menores de idade e duas mulheres, de acordo com a emissora RCN Televisión News.

"Lamento profundamente a morte de pelo menos 13 pessoas que estavam viajando em um veículo de serviço público na rodovia Tumaco-Pasto, que foram surpreendidas por uma avalanche de terra", disse o diretor da Agência Nacional de Segurança Rodoviária, Alejandro Maya, no Twitter, segundo declaração reproduzida na reportagem.

O local batizado como 'O nariz do diabo' fica no km 66 da estrada entre a capital do departamento, Pasto, e Tumaco. As buscas pelas vítimas na região do acidente, que vem sendo atingida por chuvas torrenciais que colaboram para os deslizamentos de terra, foram suspensas e serão retomadas dentro de algumas horas.

Turquia e forças de oposição atacam reduto curdo no norte da Síria

  • PDF

turqatacasiria8

Um reduto curdo ao norte da Síria foi atacado por tropas turcas e forças de oposição do país, neste domingo (21). O objetivo era expulsar região uma milícia curda apoiada pelos Estados Unidos.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, oficiais turcos afirmam que as tropas entraram na cidade de Afrin um dia depois que as aeronaves e unidades de artilharia turcas na fronteira atacaram alvos curdos.

Para a Turquia, a milícia curda é como um grupo terrorista e uma ameaça de segurança por conta de sua afinidade com rebeldes curdos no Sul do país. De acordo com a publicação, no sábado (20), a Turquia lançou ataques aéreos em Afrin e fez com que a Rússia retirasse tropas da região.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, relatou que os aviões de guerra destruíram quase todos os pontos de controle da milícia na cidade. Segundo o exército turco, cerca de 70 aviões fizeram parte da operação.

Ao condenar o ataque feito pela Turquia, o Ministério de Relações Exteriores da Síria chamou o ato de "agressão" e declarou que Afrin era "parte inseparável da Síria".

Fonte: BN

Jovem fere seis pessoas com machado em colégio na Rússia

  • PDF

jovemmachadorussia

Com um machado, um adolescente de 15 anos invadiu um colégio na Rússia e deixou seis feridos, entre eles cinco menores de 13 anos, nesta sexta-feira. O agressor também usou um coquetel molotov para provocar um incêndio em uma das salas de aula. 

Depois do ataque, o jovem tentou se suicidar, mas acabou sendo detido e internado em um hospital. “Três dos feridos (incluindo o agressor) estão em estado grave. Outras duas pessoas, em estado menos grave”, explicou, para a imprensa local, o ministro da Saúde da república siberiana de Buriácia, Dambinima Sambuyev. 

Uma das vítimas, uma menina, perdeu um dedo da mão no ataque. O agressor se feriu várias vezes com o machado e depois se jogou pela janela, mas foi detido ainda vivo, afirmou o chefe da segurança do Governo regional, Piotr Mordovskoi.

O ataque aconteceu na escola Nº5 da cidade de Ulan-Ude, capital da Buriácia, região da Sibéria Oriental que faz fronteira com a Mongólia. O adolescente invadiu o local por volta das 9h (horário local, 23h de Brasília, de quinta-feira). O incêndio foi controlado em pouco tempo e o fogo não deixou nenhum ferido. 

As primeiras informações publicadas pelas agências russas apontavam que o ataque teria sido conduzido por mais de uma pessoa, entre dois ou três adolescentes. Porém, o Comitê de Instrução (CI) russo, autoridade judicial que assumiu a investigação do caso, esclareceu que apenas um menor foi responsável pelo incidente. 

Uma fonte próxima à investigação, no entanto, afirmou à agência Interfax que o adolescente tentou envolver vários amigos em seus planos, mas eles se negaram a participar. 

“O menino avisou (das suas intenções). Escreveu para uma menina no Viber (aplicativo de mensagem) para avisar que ela não fosse até a escola hoje, pois ‘haverá uma carnificina'”, disse uma moradora da região, à uma emissora de televisão local. O CI agora trabalha para esclarecer os motivos do agressor. 

O ataque desta sexta é o segundo desta semana contra um colégio na Rússia. Por isso, as autoridades abriram uma investigação sobre sua possível coordenação nas redes sociais. 

Oito menores de idade e uma professora ficaram feridos na última segunda-feira após um ataque com faca em um colégio da cidade de Perm. Pelo menos duas das vítimas, a mulher e um adolescente de 16 anos, tiveram que ser operado com urgência após sofrerem graves ferimentos no pescoço.

Fonte: Veja.com

Papa Francisco faz casamento de comissários de bordo durante voo no Chile

  • PDF

papafranciscocasamentoO Papa Francisco fez o casamento de um casal de comissários de bordo durante um voo que ia de Santiago para Iquique, no norte do Chile, nesta quinta-feira (18), segundo a Reuters.

Paula Podest Ruiz, de 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriga, 41, contaram que já tinham se casado no civil, mas tinham programado o casamento no religioso em uma paróquia em Santiago, que ficou muito danificada no terremoto de 2010.

Eles perguntaram se ele abençoaria a união deles, mas o pontífice foi mais além. “Vocês querem que eu faça o casamento de vocês?”, indagou o Papa Francisco.

Apesar da surpresa da proposta, os noivos aceitaram e o papa presidiu uma breve cerimônia na parte dianteira do avião. O presidente da companhia Latam, Ignacio Cueto, foi chamado para ser testemunha.

Como em qualquer casamento, Francisco abençoou as alianças e depois pediu a um dos cardeais que o acompanham para preparar a ata do matrimônio para que pudesse ser um evento legal. "Celebrante: Francisco", lê-se na ata do casamento, preparada por um cardeal, segundo a Efe.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, afirmou que a cerimônia é válida. “Tudo é oficial”, declarou. As informações são do G1.

Estados Unidos: Meteorito cai em Detroit e causa tremor de magnitude 2

  • PDF

meteoritotremoreua

Um meteorito caiu em Detroit, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (17), causando um terremoto de magnitude 2 na escala Richter, abalando casas da cidade.

O Serviço Nacional do Clima afirmou que recebeu dezenas de notificações sobre uma “ocorrência rara” – foi relatado que se tratava de “um trovão ou clarão ou ainda um fenômeno climático”. Mais tarde, pouco depois das 20h (hora local), o órgão confirmou que a bola de fogo era um meteorito e que causou um pequeno tremor na região.

Moradores da área divulgaram vídeos nas redes sociais que registram o céu acendendo com a passagem do corpo extraterrestre. “Eu vi uma bola de fogo no céu e então poucos minutos depois veio um estrondo e a casa tremeu”, relatou uma internauta identificada como Carol Peck Kazmierski, em sua página no Facebook. Veja abaixo um vídeo que registra a queda do meteorito:

Fonte: BN