Nova pagina 1


Você Está Aqui

Mundo

Jovem fere seis pessoas com machado em colégio na Rússia

  • PDF

jovemmachadorussia

Com um machado, um adolescente de 15 anos invadiu um colégio na Rússia e deixou seis feridos, entre eles cinco menores de 13 anos, nesta sexta-feira. O agressor também usou um coquetel molotov para provocar um incêndio em uma das salas de aula. 

Depois do ataque, o jovem tentou se suicidar, mas acabou sendo detido e internado em um hospital. “Três dos feridos (incluindo o agressor) estão em estado grave. Outras duas pessoas, em estado menos grave”, explicou, para a imprensa local, o ministro da Saúde da república siberiana de Buriácia, Dambinima Sambuyev. 

Uma das vítimas, uma menina, perdeu um dedo da mão no ataque. O agressor se feriu várias vezes com o machado e depois se jogou pela janela, mas foi detido ainda vivo, afirmou o chefe da segurança do Governo regional, Piotr Mordovskoi.

O ataque aconteceu na escola Nº5 da cidade de Ulan-Ude, capital da Buriácia, região da Sibéria Oriental que faz fronteira com a Mongólia. O adolescente invadiu o local por volta das 9h (horário local, 23h de Brasília, de quinta-feira). O incêndio foi controlado em pouco tempo e o fogo não deixou nenhum ferido. 

As primeiras informações publicadas pelas agências russas apontavam que o ataque teria sido conduzido por mais de uma pessoa, entre dois ou três adolescentes. Porém, o Comitê de Instrução (CI) russo, autoridade judicial que assumiu a investigação do caso, esclareceu que apenas um menor foi responsável pelo incidente. 

Uma fonte próxima à investigação, no entanto, afirmou à agência Interfax que o adolescente tentou envolver vários amigos em seus planos, mas eles se negaram a participar. 

“O menino avisou (das suas intenções). Escreveu para uma menina no Viber (aplicativo de mensagem) para avisar que ela não fosse até a escola hoje, pois ‘haverá uma carnificina'”, disse uma moradora da região, à uma emissora de televisão local. O CI agora trabalha para esclarecer os motivos do agressor. 

O ataque desta sexta é o segundo desta semana contra um colégio na Rússia. Por isso, as autoridades abriram uma investigação sobre sua possível coordenação nas redes sociais. 

Oito menores de idade e uma professora ficaram feridos na última segunda-feira após um ataque com faca em um colégio da cidade de Perm. Pelo menos duas das vítimas, a mulher e um adolescente de 16 anos, tiveram que ser operado com urgência após sofrerem graves ferimentos no pescoço.

Fonte: Veja.com

Papa Francisco faz casamento de comissários de bordo durante voo no Chile

  • PDF

papafranciscocasamentoO Papa Francisco fez o casamento de um casal de comissários de bordo durante um voo que ia de Santiago para Iquique, no norte do Chile, nesta quinta-feira (18), segundo a Reuters.

Paula Podest Ruiz, de 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriga, 41, contaram que já tinham se casado no civil, mas tinham programado o casamento no religioso em uma paróquia em Santiago, que ficou muito danificada no terremoto de 2010.

Eles perguntaram se ele abençoaria a união deles, mas o pontífice foi mais além. “Vocês querem que eu faça o casamento de vocês?”, indagou o Papa Francisco.

Apesar da surpresa da proposta, os noivos aceitaram e o papa presidiu uma breve cerimônia na parte dianteira do avião. O presidente da companhia Latam, Ignacio Cueto, foi chamado para ser testemunha.

Como em qualquer casamento, Francisco abençoou as alianças e depois pediu a um dos cardeais que o acompanham para preparar a ata do matrimônio para que pudesse ser um evento legal. "Celebrante: Francisco", lê-se na ata do casamento, preparada por um cardeal, segundo a Efe.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, afirmou que a cerimônia é válida. “Tudo é oficial”, declarou. As informações são do G1.

Estados Unidos: Meteorito cai em Detroit e causa tremor de magnitude 2

  • PDF

meteoritotremoreua

Um meteorito caiu em Detroit, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (17), causando um terremoto de magnitude 2 na escala Richter, abalando casas da cidade.

O Serviço Nacional do Clima afirmou que recebeu dezenas de notificações sobre uma “ocorrência rara” – foi relatado que se tratava de “um trovão ou clarão ou ainda um fenômeno climático”. Mais tarde, pouco depois das 20h (hora local), o órgão confirmou que a bola de fogo era um meteorito e que causou um pequeno tremor na região.

Moradores da área divulgaram vídeos nas redes sociais que registram o céu acendendo com a passagem do corpo extraterrestre. “Eu vi uma bola de fogo no céu e então poucos minutos depois veio um estrondo e a casa tremeu”, relatou uma internauta identificada como Carol Peck Kazmierski, em sua página no Facebook. Veja abaixo um vídeo que registra a queda do meteorito:

Fonte: BN

Casal que mantinha 13 filhos acorrentados dentro de casa é preso nos EUA

  • PDF

casalcativeiroUm homem e uma mulher foram presos nesta segunda-feira (15), em Perris, no estado americano da Califórnia, suspeitos de manter 13 filhos presos, famintos e submetidos à sujeira. Segundo a polícia local, as pessoas mantidas em cativeiro têm entre 2 e 29 anos, sendo que algumas estavam acorrentadas às camas da casa. 

O caso veio à tona depois que uma das pessoas presas, uma adolescente de 17 anos, conseguiu fugir no domingo (14). 

De acordo com o R7, a jovem pegou um celular de dentro da casa e, quando já estava do lado de fora, ligou para a polícia. Quando policiais se encontraram com a jovem, perceberam que ela aparentava estar muito magra, tanto que imaginaram que ela tivesse cerca de 10 anos. Ao chegar na casa, a polícia achou várias crianças realmente acorrentadas. O lugar estava escuro e com cheiro ruim. 

David Allen Turpin, de 57 anos, e Louise Anna Turpin, de 49 anos não souberam dar uma explicação lógica quando perguntados sobre o motivo de todos estarem naquelas condições. Os pais foram presos por tortura e por colocar em risco a vida de menores de idade. A polícia estabeleceu uma fiança de R$ 28 milhões (US$ 9 milhões) para cada um deles. 

Pelo Twitter, o Departamento de Polícia local confirmou que vai dar mais detalhes sobre o caso em uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira (16).

Rússia: 8 crianças e professora são feridas após ataque a escola

  • PDF

russiaeducataque18

Oito crianças e uma professora ficaram feridas nesta segunda-feira após um ataque com faca em um colégio na cidade russa de Perm, oeste do país. Segundo a polícia, os dois homens que invadiram a escola já foram detidos. 

“Dois criminosos com máscara atacaram uma professora e seus alunos. Como resultado do ataque nove pessoas ficaram feridas por arma branca: a professora e oito estudantes”, afirmou a porta-voz do Ministério de Segurança Territorial da região de Perm. 

A professora e um dos alunos, de 16 anos, que foi apunhalado no pescoço, estão em estado grave, informou em comunicado o Ministério de Saúde regional. “Os dois foram internados em um hospital e já estão sendo operados”, diz a nota. 

Os demais feridos “sofreram ferimentos superficiais” e foram levados em um hospital infantil. Vários alunos atacados conseguiram fugir para um shopping próximo ao colégio e foram atendidos ali mesmo pelos médicos. 

Os agressores, “dois homens jovens”, foram detidos. Especula-se que um deles é um ex-aluno da escola, de 16 anos. A polícia descarta que o crime tenha sido motivado por razões terroristas. 

“As aulas foram suspensas e o colégio evacuado. As crianças e os seus pais estão recebendo ajuda psicológica”, afirmou a porta-voz do Ministério de Segurança Territorial. 

O incidente aconteceu por volta das 10h20 (horário local, 3h20 em Brasília) no colégio Nº 127 de Perm, no primeiro dia de aulas após as férias natalinas. No momento do ataque, havia 743 pessoas na escola, incluindo 698 alunos e 45 adultos.

Fonte: Veja.com