Nova pagina 1


Você Está Aqui

Saúde

Vacinação antirrábica em Camaçari segue até 4 de novembro

vacinantirrab6

Mais de 43 mil cães e 10 mil gatos devem ser imunizados até dia 4 de novembro. Essa é a meta da campanha de vacinação antirrábica realizada pela Prefeitura de Camaçari, através do Centro de Controle de Zoonoses. De segunda a quinta-feira o trabalho na sede será executado por meio de visita domiciliar, ou seja, de casa em casa. E às sextas-feiras, a vacinação ocorrerá nos postos de saúde, enquanto que aos sábados, a imunização animal será na orla, zona rural e em alguns bairros da sede.

A campanha objetiva acabar com a circulação da variante do vírus da raiva no município, contribuindo para a eliminação dos casos de raiva humana no Estado. A meta mínima esperada da ação é a imunização de 80% do total de cães e gatos. Essa é a quarta campanha de vacinação de 2017, e a primeira para vacinação animal. No entanto, a diretora da Vigilância à Saúde, Fátima Guirra, explica que ela ocorre rotineiramente, desde o fevereiro, nos postos de saúde. "É importante lembrar que a vacina é apenas para cães e gatos, e não deve ser usada em outros animais de estimação", acrescentou. 

O secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, pede a participação da população. "É essencial a colaboração das pessoas no processo de acolhimento das nossas equipes em suas casas", esclareceu ao informar que "caso os moradores não estejam em casa durante as visitas, é preciso que os mesmos levem os animais aos postos de saúde às sextas-feiras", concluiu. 

Nas sextas a imunização animal está disponível nos seguintes pontos: 

- Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Aliança

- UBS do Camaçari de Dentro 

- UBS da Gleba B 

- Unidade de Saúde da Família (USF) do Burissatuba 

- USF da Gleba E

- USF da Nova Vitória

- USF do Novo Horizonte 

- UBS do Gravatá 

- USF da Piaçaveira 

- USF dos Verdes Horizontes 

- USF do Jardim Limoeiro 

- USF do Parque das Mangabas 

- USF do Machadinho 

- USF de Parafuso

- USF do Santo Antônio 

- UBS de Vila de Abrantes

- USF de Catú de Abrantes 

- USF de Jauá 

- USF de Areias 

- UBS de Arembepe 

- USF de Barra do Jacuípe

- UBS de Monte Gordo

Confira o calendário da vacinação de casa em casa aos sábados: 

07 de outubro – Parafuso e Barra do Pojuca 

14 de outubro – Serra Verde e Itacimirim 

21 de outubro – Santa Maria e Monte Gordo 

28 de novembro – Parque Verde I, Coqueiro de Monte Gordo, Tiririca e Lagoa Seca 

04 de novembro – Parque Verde II, Massaranduba e Cajazeira de Abrantes

Fonte: Ascom

Ford entrega 57º certificado Carie Zero em Camaçari

cariezerofordpref17

A Ford concedeu na pultima sexta-feira (20) mais um certificado de saúde bucal Cárie Zero, reconhecimento simbólico que atesta a passagem do Odontomóvel por entidades de ensino. Desta vez, o consultório-móvel odontológico promoveu ações preventivas e educativas  para os alunos da Escola Municipal Luiz Pereira Costa, localizada no Bairro Dois de Julho, em Camaçari (BA), 57ª escola a receber o certificado desde 2011, quando foi criado o Programa Odontomóvel.

O atendimento foi realizado na unidade montada sobre um caminhão Ford F-350, que conta com a estrutura completa de um consultório odontológico para levar atendimento preventivo aos estudantes de 2 a 15 anos das escolas de Camaçari. Durante os quatro meses em que o projeto esteve na escola foram concluídos 323 tratamentos e realizados 1.637 procedimentos clínicos. Desde a sua criação, foram feitos mais de 67 mil procedimentos de saúde bucal e cerca de 27 mil tratamentos individuais foram concluídos no município baiano.

Uma das crianças atendidas na Escola Municipal Luiz Pereira foi Pietro Xavier, 9 anos. "Meu filho já foi ao dentista antes e ficou assustado com os barulhos e todos os aparelhos. Já no Odontomóvel ele se sentiu mais à vontade, pois estava familiarizado com a presença do consultório todos os dias no colégio", conta Gildete Guimarães, mãe de Pietro.

"Aqui na escola tivemos a participação de 97% dos alunos, o que evidencia o sucesso do projeto por meio do envolvimento da família, professores e profissionais de saúde. O programa capacitou as nossas crianças a atuarem de forma individual e coletiva em prol de uma qualidade de vida melhor", afirma a gestora do escola, Elza Goés. Com o término do atendimento na Escola Municipal Luiz Pereira Costa, o consultório-móvel iniciou suas atividades na Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Abrantes.

Segundo Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas da Ford,  além da prevenção, o Programa Odontomóvel busca também mobilizar, capacitar, conscientizar e propor uma mudança de atitude nas pessoas, sejam alunos, pais ou professores, em relação à saúde bucal. "Em todo o Brasil são cinco unidades em funcionamento, sendo três na Bahia, uma em São Paulo e outra no Ceará", complementa.

Como este, outros programas de responsabilidade social da Ford no Brasil são realizados em parceria com o Ford Fund, que é o braço filantrópico da Ford Motor Company. Há mais de 65 anos, o Ford Fund trabalha para melhorar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor, investindo em programas inovadores e concentrando esforços em vida comunitária, educação e direção segura.

Fonte: Ascom Ford

HGC passará por reforma e ampliação de leitos de UTI

reformahgc7

O Hospital Geral de Camaçari (HGC) passará por uma grande reforma. A expectativa é de que as intervenções comecem em janeiro de 2018 e incluam a ampliação de UTI's com 12 novos leitos. A Bancada de Oposição tomou conhecimento desses avanços numa reunião com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas.

Na oportunidade, os vereadores ainda foram informados que o HGC está passando por manutenção periódica, que inclui serviços de revisão das redes elétrica e hidráulica, entre outras ações.

Ainda no encontro, a Bancada de Oposição cobrou aumento no quadro de funcionários, com atenção especial para a pediatria já que seis clínicos pediátricos se aposentaram recentemente, além de solicitar a retomada na realização de cirurgias eletivas e a renovação da frota de ambulâncias.

Os parlamentares acreditam que em breve o Governo do Estado atenderá as demandas de Camaçari.

A Bancada de Oposição de Camaçari é formada pelos vereadores Binho do Dois de Julho (PC do B), Dentinho do Sindicato (PT), Jackson Josué (PT), Teo Ribeiro (PT) e Marcelino (PT).

Fonte: Ascom Bancada de Oposição de Camaçari

Doação de sangue feita por homossexuais é julgada pelo STF nesta quinta-feira

sangueHá uma série de restrições para doar sangue no Brasil. Essas restrições são ainda mais rígidas, para os homossexuais, que são classificados como ‘grupo de risco’, é ainda mais rígido. Homens gays só podem doar após passados 12 meses da última relação sexual. As regras gerais são definidas pelas portarias 158/2016, do Ministério da Saúde, e pela resolução 34/2014, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para discutir possíveis mudanças, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quinta-feira (19/10), as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde. A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), que vê a norma como discriminatória.