Nova pagina 1


Você Está Aqui

OAB compra briga com Ministério da Educação após abertura de cursos técnicos de Direito

  • PDF

oabcursostecdireito

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comprou uma briga contra o ministro da Educação, Mendonça Filho, depois que foi autorizada a abertura de cursos técnicos e tecnológicos de serviços jurídicos, sem apoio da Ordem.

O presidente Cláudio Lamachia tem se reunido com representantes de conselhos profissionais para não brigar sozinho. De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, o presidente da OAB tem se encontrado com representantes dos conselhos de Medicina, Arquitetura, Engenharia, Psicologia e Relações Públicas, por exemplo. Sempre que pode, Lamachia tem acusado o ministro Mendonça Filho de usar a pasta como usina de moedas de troca para agradar políticos e empresários.

Fonte: BN

Feira Agroecológica oferece produtos saudáveis em shopping de Camaçari

  • PDF
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

elinaldofeiraagroeco7

Na manhã deste sábado (21) foi lançado o Projeto Feira Agroecológica de Camaçari, uma iniciativa que visa oferecer alimentos saudáveis e sem uso de agrotóxico. A ideia partiu da Coordenação de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), em parceria com o Boulevard Shopping e a Fundação Alphaville.

A feira vai estar funcionando toda sexta e sábado no espaço interno do shopping. São 5 barracas e cada uma representando uma comunidade de Camaçari, beneficiando assim um total de 30 famílias que necessitam da agricultura para sobreviver.

São homens e mulheres expondo e vendendo seus produtos, oferecendo desde variados tipos de tempero verde até frutas, verduras, beijus e artesanatos. Os preços variam de R$ 2  a R$ 30 reais, o mel, por exemplo, produzido na Lagoa Seca, pode ser encontrado por 25,00.

Para marcar a abertura da Feira Agroecológica o prefeito Elinaldo esteve no local onde discursou para o público presente, conheceu de perto um pouco da produção dos agricultores beneficiados com o projeto e ressaltou a importância desse trabalho: “Essa feira não só ajuda no escoamento da produção que temos na agricultura local como gera renda e valoriza o pequeno produtor. Outra coisa importante é que leva saúde pra nossa mesa através dos produtos saudáveis vendidos aqui”.

produtosinaugfa

Dona Juci que é agricultora há anos se mostrou feliz com a oportunidade: “Tudo que a gente vende aqui é sem agrotóxico e as pessoas podem consumir sem medo, evitando assim várias doenças. Moro em Areias e estou feliz com esse projeto porque é daqui que pago as contas e sustento dois filhos”, afirma ela.

 “Preservar para produzir” está é a base da produção agroecológica que tem como resultado alimentos saudáveis pois, são cultivados sem o uso de fertilizantes e defensivos químicos utilizando para o seu cultivo a própria natureza, respeitando o meio ambiente e o ser humano.. 

Em Camaçari o Projeto abrange o conceito de sustentabilidade, valorizando o povo e a cultura camaçariense.

Os primeiros 100 clientes que compraram na Feira Agroecológica ganharam como brinde uma sacola Ecobag Fidelidade, garantindo assim 10% de desconto nas próximas compras. É o conceito de sustentabilidade reduzindo a produção de resíduos sólidos provenientes das embalagens.

Durante todo o verão o público consumidor terá à disposição uma feira com produtos saudáveis na comodidade e segurança do shopping

Ação Noticias

Prefeitura lança mais uma edição do Feira Agroecológica neste sábado (21)

  • PDF

feiraagroecolsab

O Projeto Feira Agroecológica de Camaçari, uma iniciativa da Coordenação de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), em parceria com o Boulevard Shopping e a Fundação Alphaville, será aberto neste sábado (21/10), às 11h. 

Após o dia da abertura, as trinta famílias de agricultores de Camaçari que participam do projeto, vão expor e vender os seus produtos no espaço interno do Boulevard Shopping todas as sextas-feiras e sábados, durante o verão. O público consumidor terá à disposição uma feira com produtos saudáveis na comodidade e segurança do shopping. 

A Feira tem como principal objetivo fomentar a produção agroecológica do município já que a agricultura familiar pratica os conceitos da preservação ambiental. Além disso, o projeto busca valorizar o produtor e a produtora os incentivando e capacitando para serem microempreendedores rurais. 

“Preservar para produzir” está é a base da produção agroecológica que tem como resultado alimentos saudáveis pois, são cultivados sem o uso de fertilizantes e defensivos químicos utilizando para o seu cultivo a própria natureza, respeitando o meio ambiente e o ser humano.

A população de Camaçari através das Feiras Agroecológicas vai adquirir produtos saudáveis e de qualidade, tornando-se parceira da preservação ambiental, além de contribuir para o desenvolvimento da Agroecologia, garantindo assim que as gerações futuras também usufruam de uma vida com mais qualidade. 

Em parceria técnica com o Projeto Semeando Saúde do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - do Parque Verde, a Coordenação de Agricultura vem auxiliando na implantação do projeto no qual a produção excedente da horta junto com a Oficina de Artesanato será vendida pelos pacientes com a supervisão dos servidores do CAPS na Feira Agroecológica. 

Os primeiros 100 clientes ganharão um super brinde ao efetuar sua compra: uma Ecobag Fidelidade para que tenham 10% de desconto nas próximas compras, implantando o conceito de sustentabilidade reduzindo a produção de resíduos sólidos provenientes das embalagens.

Em contrapartida, os produtores que participam do projeto irão adotar três hortas, dando orientações sobre plantio e contribuindo para o desenvolvimento destas, as áreas de multiplicação são:

Unidade de Saúde do PHOC III (implantação) 

Escola Municipal (implantação) 

CAPS do Parque Verde (manutenção)

A Feira Agroecológica já é realizada no Outlet Premium, em Vila de Abrantes, desde maio. Lá acontece aos sábados, das 9h às 18h, na Praça de Eventos do espaço. Em Camaçari o Projeto abrange o conceito de sustentabilidade, valorizando o povo e a cultura camaçariense.

Fonte: Ascom

Continental é eleita pela 3º vez como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil

  • PDF

continttrab7

A Continental acaba de ser eleita pelo 3º ano consecutivo como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, numa premiação promovida pela revista VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Representantes da fábrica da Continental em Camaçari receberam o prêmio na noite da última terça-feira (17), em uma cerimônia realizada em São Paulo. A pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” (MEPT) completa 21 anos em 2017 e é um dos principais reconhecimentos para grandes empresas no Brasil.

Com o intuito de valorizar as empresas que melhor cuidam de seus colaboradores, o estudo avaliou 12 categorias relacionadas às práticas gerais e aos programas de gestão de pessoas das corporações. Na primeira etapa da análise, os próprios funcionários respondem a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. As empresas aprovadas para a segunda etapa recebem a equipe de jornalismo da VOCÊ S/A, que percorre as empresas inscritas para fazer uma espécie de auditoria in loco através de reuniões com os funcionários dos níveis operacionais e gerenciais, além de entrevistar os profissionais de RH.

De acordo com Sérgio Rocha, diretor da planta Camaçari, existe na Continental um clima organizacional de cooperação mútua. “Sentimos no dia a dia como as pessoas se orgulham de trabalhar aqui”, explica.

Para Patrícia Guerreiro, gerente de Relações Humanas, o alto nível de engajamento na pesquisa demonstra o comprometimento e satisfação dos colaboradores com a empresa. “Contamos com um time altamente compromissado e coeso e investimos continuamente em nossos talentos. O resultado da premiação é um reflexo dos nossos programas de gestão de pessoas, que prezam pela manutenção da transparência, qualidade e segurança em todas as nossas iniciativas”, afirma a gerente.

Diferenciais

Ainda no que se refere aos programas de RH desenvolvidos pela Continental, Patrícia Guerreiro destaca que as pessoas as pessoas são tidas como pilar fundamental para os altos níveis de eficiência e competitividade do negócio. “Nosso cuidado com o colaborador começa desde o processo de boas-vindas, quando seus primeiros passos são acompanhados pelo seu “Conti Amigo”, até o seu desenvolvimento, passando por programas internacionais de qualificação”, pontua.

Exemplo dessas práticas são os programas de Gestão de Talentos e o de Flexibilidade, que funcionam em Camaçari. No primeiro, uma das principais ações realizadas é um Ciclo de Gestão de Talentos anual, onde o gestor e o colaborador fazem diálogos de planejamento para avaliar quais competências podem ser desenvolvidas e quais medidas podem ser implementadas para alcançá-las.  São levados em conta critérios como Performance, que é o desempenho já realizado pelo colaborador, e o Potencial, que é uma análise de promoção e de movimentação lateral (quando o colaborador é movido para outra área ocupando um cargo no mesmo nível). Todo processo é realizado num sistema online que permite o acompanhamento do crescimento do colaborador e preenchimento do que já foi alcançado.

Já no segundo programa, implantado este ano na fábrica de Camaçari, os funcionários têm a opção de escolher jornadas de trabalho que permitem maior flexibilidade com seus compromissos e necessidades pessoais. A intenção é respeitar os diferentes estilos de vida e promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para isso, são oferecidas quatro modalidades diferenciadas de jornadas: Trabalho à Distância, Jornada flexível, Período Sabático e Meio Período.

Histórico

A unidade baiana também foi amplamente premiada com projetos e iniciativas reconhecidas pelo Grupo Continental. O ContiTireAward – maior reconhecimento interno da divisão de pneus – reconhece iniciativas únicas consideradas boas práticas para todo o grupo. Por duas vezes, a unidade foi condecorada e enviou representantes à premiação na Central em Hannover/Alemanha.

Fonte: Ascom Comunicativa

Local de prova do Enem será divulgado nesta sexta

  • PDF

enemlocalA partir das 10 horas, desta sexta-feira, 20, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  vai divulgar o local de prova para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O endereço vai estar no "Cartão de Confirmação da Inscrição" na página https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar o Cartão basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição.

O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação no dia das provas, mas o Inep recomenda que todos levem o documento para facilitar o acesso às informações de sua inscrição.

Ford anuncia equipe especializada para desenvolvimento global de veículos elétricos

  • PDF

fodveiceletricos7

A Ford Motor Company anunciou a criação de uma equipe especializada visando a acelerar o desenvolvimento global da nova geração de veículos elétricos da marca. Chamado pela empresa de “Time Edison”, nome que remete a Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, que teve como funcionário Henry Ford, esse grupo multifuncional inclui integrantes de várias áreas da empresa e estará concentrado nos modelos puramente elétricos. Edison e Ford pensaram em alguns dos primeiros conceitos de veículos elétricos há mais de um século. “À medida que avançamos para os carros inteligentes em um mundo conectado, uma boa parte da estratégia para o futuro será a eletrificação de nossos produtos. A tendência global indica esse caminho, que está alinhado com as metas da nossa empresa”, afirmou Jim Hackett, CEO e presidente mundial da Ford Motor Company.

No início de 2017, a Ford apresentou planos para investir US$ 4,5 bilhões até 2020 em veículos elétricos. O “Time Edison” é um passo importante para fazer esse planejamento avançar, sob a liderança de Ted Cannis e com a direção de Sherif Marakby, vice-presidente de Veículos Elétricos e Autônomos da Ford. Os executivos Darren Palmer e Mark Kaufmann vão comandar, respectivamente, o desenvolvimento dos carros e a estratégia de marketing. 

Foco no ser humano

Além de criar e implementar rapidamente novos veículos puramente elétricos, o time tem como missão desenvolver serviços e experiências focadas no cliente. O objetivo é entender as expectativas dos consumidores e a segmentação de mercado e reduzir custos por meio de uma estratégia assertiva, novos modelos de negócios e parcerias.

Segundo Jim Hackett, “o desafio dessa equipe é pensar grande e avançar rápido para entregar veículos e experiências com foco no ser humano. A nossa estratégia é aproveitar os atributos dos nossos produtos e o conhecimento que temos de nossos clientes para desenvolver automóveis que agradem e ajudem a melhorar as vidas das pessoas. Isso abrange toda a gama de veículos elétricos – híbridos, híbridos plug-in e os puramente elétricos.”

Para a Ford, enquanto os híbridos se tornam mais comuns, a empresa acredita que os modelos puramente elétricos terão maior impacto na indústria automobilística e no mundo, o que abrirá as portas para novas formas de pensar, desde o design e produção até serviços para os clientes e softwares. Com custos operacionais mais baixos e vantagens convincentes, os carros elétricos se encaixam perfeitamente no estilo de vida de muitas pessoas. A autonomia da bateria e as velocidades de carregamento progrediram e continuarão a melhorar. “É fundamental aproveitar esse momento para expandir o portfólio da marca”, ressaltou o CEO da Ford.

Fonte: Ascom Ford

CURSOS DO SENAI - Alunos participam de aula inaugural em Camaçari

  • PDF

aulainaugsenaioutb7

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, participou na manhã desta terça-feira (17/10) de uma aula inaugural no Teatro Cidade do Saber, para alunos beneficiários do Programa Bolsa Família dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Foram ofertadas 290 vagas com 12 cursos, divididos em 13 turmas nos turnos matutino e vespertino. Entre os cursos oferecidos estão pizzaiolo, assistente de produção, costureira e operador de microcomputadores. 

O prefeito aproveitou o evento para falar da importância dos cursos. "É necessário criar oportunidade para todos e estes cursos são a maneira de criar estas oportunidades", salientou. 

A secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Simara Ellery, também pontuou a necessidade dos beneficiários do Bolsa Família realizarem os cursos. "Com esta chance, eles têm a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho e sustentar a si próprios e não vir a depender mais do benefício", disse. 

A representante do Senai, Leila Tavares explicou como vão funcionar os cursos. "As aulas serão ministradas na Vaca Mecânica, no Senai e na sede do Bolsa Família. As cargas horárias dos cursos variam entre 60 a 240 horas. É uma chance que os beneficiários tem de entrar no mercado de trabalho, principalmente aqui em Camaçari", falou. 

Foi o que pensou a moradora do Jardim Limoeiro, Poliana Mendes, que se inscreveu para o curso de assistente de produção. "É o curso que mais pede nas fábricas, por isso resolvi fazer. É uma ótima opção. Eu estava esperando esta oportunidade", falou. Clarissa Carneiro também aproveitou a chance e se inscreveu no curso de operador de microcomputadores. "Como estou desempregada, pretendo me estabilizar no mercado de trabalho e este curso vai me ajudar muito", concluiu. 

Novas vagas 

Na oportunidade foram anunciadas mais 90 vagas, que serão ofertadas, não só para beneficiários do Bolsa Família, mas para assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Serão 30 vagas somente para mulheres, no curso de eletricista industrial e 60 vagas para o curso de auxiliar de produção. Para participar dos cursos o aluno deve ser maior de 16 anos, ter ensino fundamental completo. 

A pré-inscrição vai até esta sexta-feira (20/10) e deve ser feita nos CRAS. A efetivação será realizada no Senai Camaçari.

Fonte: Ascom

Palestra voltada para professores nesta segunda em Camaçari

  • PDF

palestraprof23cds

Em homenagem ao Dia do Professor, celebrado no último dia 15 de outubro, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) promove nesta segunda-feira, dia 23 de outubro, às 14h30, no Teatro da Cidade do Saber, a palestra "Quem Educa transforma Vidas", conduzida pela professora Fátima Freire Dowbor. O evento é destinado apenas para os professores da rede municipal de ensino.

A inscrição deve ser feita via internet até sexta-feira (20), ou por meio do portal da Seduc: www.seduc.camacari.ba.gov.br. Os inscritos ganharão o livro "Quem Educa marca o corpo do outro", de autoria da palestrante, que retrata o esforço de se educar por meio do outro e para o outro.

Por meio da obra, a autora demonstra que o processo de 'humanização' é marcado pelas relações de aprendizagem experimentadas ao longo da vida. Na ocasião, as pessoas terão a oportunidade de autografar os exemplares.

Fonte: Ascom

TRABALHO INFANTO-JUVENIL- Cidade do Saber sedia curso de capacitação

  • PDF

cursocapacitacaotrabinfjuvenil

Realizado em parceria com a Prefeitura de Camaçari, Ministério Público do Trabalho e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPA), a Cidade do Saber recebeu na quarta-feira (11/10) um curso de capacitação sobre a atuação dos agentes de proteção na erradicação do trabalho infanto-juvenil. 

A procuradora do Trabalho, Drª Ana Carolina Lima, explicou o objetivo do curso. "O curso tem a intenção de capacitar a rede de proteção do combate à criança e o adolescente do município, fortalecendo o vínculo e tratando também de questões teóricas, com o fornecimento de informações sobre a legislação e informações pertinentes à atuação dos conselheiros tutelares, do CRAS e toda a rede", falou. 

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Simara Ellery, o curso é também um combate à exploração do trabalho infanto-juvenil. "O lugar de criança é na escola, é brincando e aproveitando a sua infância", ressaltou. 

Quem aproveitou os ensinamentos do curso foi Rebeca Laranjeira, psicóloga da Defensoria Pública de Camaçari, que falou da importância da capacitação para o seu trabalho. "Principalmente pra mim que atendo uma grande quantidade de crianças, é bastante pertinente e venho participando desses cursos que o município vem oferecendo", comentou. 

A atividade faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizado pela Sedes, através da coordenação de Proteção Especial. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase três milhões de crianças e adolescentes sofrem com a mão de obra explorada no país.

Fonte: Ascom