Nova pagina 1


Você Está Aqui

Auditores da Receita Federal organizam ato em aeroporto de Salvador nesta terça (23)

  • PDF

audrfprot23

Os auditores fiscais da Receita Federal organizam para a próxima terça-feira (23) um ato no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a partir das 9h30.

A categoria reivindica o cumprimento de acordo assinado em março de 2016 com o governo federal, no qual eram definidos prerrogativas em lei para atuação segura do auditor fiscal e resgate mínimo da remuneração defasada.

Segundo informações dos auditores fiscais, não há motivo para descumprir o acordo, já que a parcela a ser acrescida à remuneração trata-se de um bônus de eficiência, cujo recurso é proveniente de do Fundo de Desenvolvimento e Administração da Arrecadação e Fiscalização (Fundaf) criado para atender às atividades da Receita Federal.

Os auditores reclamam que o minsitro do Planejamento, Dyogo Oliveira, protela a solução do impasse apontando empecilhos, quando os Advogados Gerais da União tiveram seu acordo implementado com a percepção de honorários advocatícios.

O descaso do governo, segundo aponta a categoria, inclui também o secretário da Receita Federal Jorge Rachid, que em três anos de mobilização não conseguiu resolver a crise. Em março de 2015, os auditores fiscais deram início à mobilização, quando na época recebiam salários inferiores àqueles pagos aos auditores fiscais de estados e de alguns municípios. 

Fonte: BN

Costa de Camaçari: Multidão acompanha cortejo da Lavagem de Monte Gordo

  • PDF

lavmgordo18essa

Dando seguimento aos eventos religiosos e culturais na Costa de Camaçari, ocorreu nesta  sexta-feira (19/01) a lavagem de Monte Gordo, em homenagem ao padroeiro do distrito, São Francisco de Assis. Uma multidão acompanhou o cortejo em seus três quilômetros de percurso. 

A lavagem contou com a participação tradicional das baianas, das fanfarras, grupos de sopro e de capoeira, população local e turistas. O evento teve a presença também de diversas autoridades políticas do município. 

O prefeito Elinaldo Araújo participou dos três quilômetros do cortejo e ficou feliz com a presença da população. “Essa é uma festa completamente popular e é muito bom ver o povo comparecendo em massa para participar deste festejo”, comentou. 

O próximo evento na Costa de Camaçari será no dia 26 de janeiro, com a lavagem de Jauá, em homenagem ao padroeiro Bom Jesus dos Navegantes.

Fonte: Ascom

Câmara de Mata convoca extraordinária para apreciar novo estatuto do servidor

  • PDF

camaramtextraestserv

O presidente da Câmara de Mata de São João, Agnaldo de Lulu (DEM), convocou para esta segunda-feira (22) sessão extraordinária, que terá como objetivo apreciar o novo estatuto dos servidores municipais encaminhado pelo executivo.  O encontro acontece às 10h.  

De acordo com Agnaldo de Lulu, a principal mudança é a definição clara do regime estatutário. "A principal mudança implicará na liberação do saldo do FGTS dos servidores municipais que está retido", destacou. 

Com a recomendação do Tribunal de Contas do Município (TCM), a prefeitura de Mata de São João suspendeu em fevereiro de 2017 o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os servidores efetivos. Hoje são mais de 1.100 concursados no executivo municipal.  

Com a alteração no Estatuto, o FGTS deve ser liberado em até três anos. Caso a mudança não seja feita, os servidores só poderão sacar o valor retido em caso específicos, como: aposentadoria, financiamento da casa própria, doenças graves, como quando há diagnóstico de câncer em estágio terminal ou quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV. 

Em recesso, os vereadores retomam as atividades na Câmara no dia 06 de fevereiro, com a primeira sessão ordinária do ano. 

Fonte: Mais Região

Pesquisa aponta recorde de mortes por homofobia em 2017

  • PDF

recmorthomofb17

Em 2017, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) foram mortos em crimes motivados por homofobia. O número representa uma vítima a cada 19 horas. O dado está em levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), que registrou o maior número de casos de morte relacionados à homofobia desde que o monitoramento anual começou a ser elaborado pela entidade, há 38 anos.

Os dados de 2017 representam um aumento de 30% em relação a 2016, quando foram registrados 343 casos. Em 2015 foram 343 LGBTs assassinados, contra 320 em 2014 e 314 em 2013. O saldo de crimes violentos contra essa população em 2017 é três vezes maior do que o observado há 10 anos, quando foram identificados 142 casos. 

Também nesta quinta-feira (18) a organização não governamental Human Rights divulgou um relatório a respeito da violação dos direitos humanos no Brasil. O documento destaca que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 725 denúncias de violência, discriminação e outros abusos contra a população LGBT somente no primeiro semestre de 2017. 

Levantamento 

O levantamento realizado pelo GGB se baseia principalmente em informações veiculadas pelos meios de comunicação. Na avaliação de Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia e um dos autores do estudo, o fenômeno pode ser ainda maior, uma vez que muitos casos não chegam a ser noticiados. 

“Tais números alarmantes são apenas a ponta de um iceberg de violência e sangue, pois não havendo estatísticas governamentais sobre crimes de ódio, tais mortes são sempre subnotificadas já que o banco de dados do GGB se baseia em notícias publicadas na mídia, internet e informações pessoais”, comenta. 

Causas violentas 

Das 445 mortes registradas em 2017, 194 eram gays, 191 eram pessoas trans, 43 eram lésbicas e cinco eram bissexuais. Em relação à maneira como eles foram mortos, 136 episódios envolveram o uso de armas de fogo, 111 foram com armas brancas, 58 foram suicídios, 32 ocorreram após espancamento e 22 foram mortos por asfixia. Há ainda registro de violências como o apedrejamento, degolamento e desfiguração do rosto. 

Quanto ao local, 56% dos episódios ocorreram em vias públicas e 37% dentro da casa da vítima. Segundo o GGB, a prática mais comum com travestis é o assassinato na rua a tiros ou por espancamento. Já gays em geral são esfaqueados ou asfixiados dentro de suas residências. 

Um exemplo foi o assassinato da travesti Dandara, de 42 anos. Ela foi espancada, apedrejada e depois morta a tiros por oito pessoas em Fortaleza no dia 15 de fevereiro de 2017. Os autores aidna registraram o crime em vídeo, que ganhou grande circulação nas redes sociais. 

Distribuição regional 

O estado com maior registro de crimes de ódio contra a população LGBT foi São Paulo (59), seguido de Minas Gerais (43), Bahia (35), Ceará (30), Rio de Janeiro (29), Pernambuco (27) e Paraná e Alagoas (23). Entre as regiões, a maior média foi identificada no Norte (3,23 por milhão de habitantes), seguido por Centro-Oeste (2,71) e Nordeste (2,58).

Fonte: Agência Brasil

Preço do gás de cozinha cai nas refinarias a partir desta sexta (19)

  • PDF

gascozinhaO preço do botijão do gás de cozinha (GLP) cairá 5% a partir desta sexta-feira, 19, nas refinarias da Petrobras em todo o país e os reajustes do botijão de até 13 kg passarão a ser trimestrais e não mais mensais. A informação foi divulgada hoje (18) pela estatal.

De acordo coma Agência Brasil, as revisões feitas pela Petrobras poderão ou não se refletir no preço final ao consumidor, uma vez que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado a partir de amanã nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. No entanto, o preço final ao consumidor vai depender de repasses feitos por distribuidoras e revendedores.

Radialista e motorista são assaltados durante participação ao vivo em rádio

  • PDF

radialistaassaltoestudiofeira

Enquanto gravavam uma participação ao vivo para o "Pega Ligado", quadro que retrata ouvintes prestigiando  a programação da rádio Nordeste FM, o radialista Ângelo Márcio e o motorista Adalício Souza foram assaltados.

O crime ocorreu na tarde de quarta-feira (17), em uma das ruas do bairro Jardim Acácia, em Feira de Santana. Segundo informações do Portal Cidade Gospel, dois ladrões levaram os celulares e pertences das vítimas e depois fugiram em um carro Pálio, de cor branca.

De acordo com a publicação, as vítimas chegaram a chamar a polícia, mas quando os agentes chegaram, os assaltantes já tinham fugido. "Eu nunca tinha imaginado passar por isso, quanto mais trabalhando", desabafou o locutor Ângelo, segundo o portal.

Fonte: BN

Dono das Lojas Guaibim é vítima de sequestro

  • PDF

sequestrodonolguibim

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, foi alvo de um sequestro na manhã desta quinta-feira (18) no município do baixo sul baiano. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim.

Campelo foi prefeito de Valença em duas oportunidades. Não há informações complementares sobre contato dos sequestradores com a família ou com autoridades policiais.

Fonte: Bahia Noticias

Festas populares em Vila de Abrantes e Monte Gordo a partir desta sexta (19)

  • PDF

festpopcammgeva

O ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari prossegue esta semana, com festejos nos distritos de Vila de Abrantes (de 18 a 21 /1) e Monte Gordo (de 19 a 22/1), em louvor aos padroeiros São Sebastião e São Francisco de Assis, respectivamente.

As comemorações contarão com as presenças do prefeito Elinaldo Araújo, autoridades municipais, além dos devotos, comunidade local, turistas e visitantes.  

O ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari tem apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias e órgão institucionais. 

VILA DE ABRANTES 

Os festejos em homenagem a São Sebastião começam nesta quinta-feira e segue até domingo (de 18 a 21/1), com um tríduo. As três celebrações serão realizadas sempre das 18h às 19h30, na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz.  

Outro momento de manifestar a fé e renovar as esperanças no padroeiro da localidade será no domingo (21.01), quando a programação religiosa do evento continua a partir das 17h30. Na oportunidade, os fiéis poderão participar de uma procissão terrestre com saída às 17h30h.  Acompanhado de um mini trio institucional, o cortejo percorrerá as principais ruas do local. 

MONTE GORDO 

As manifestações de religiosidade e fé serão abertas com o tradicional cortejo das baianas. A concentração está marcada para as 10h, com saída de Guarajuba, nas imediações da praça central da localidade. A procissão será acompanhada por grupos culturais e um mini trio institucional, com destino à Praça do Mercado de Monte Gordo. Com percurso de aproximadamente três quilômetros, a previsão de encerramento é às 15h. 

Dando prosseguimento aos festejos religiosos, domingo (21/1), às 16h, acontece uma missa em louvor ao padroeiro, na Capela São Francisco de Assis. Para encerrar as comemorações, será realizada uma procissão terrestre saindo da Praia do Porto, com destino à capela, na segunda-feira (22/1), às 17h.

  

Fonte: Ascom PMC

BCS Camaçari apresenta Projetos 2018 para comunidade

  • PDF

bscQuem esteve na Base Comunitária de Segurança (BCS), localizada no bairro Phoc II, em Camaçari, na manhã desta quarta-feira, 17, pôde conhecer os projetos e ações previstas para o ano de 2018, assim como teve acesso ao balanço das atividades da unidade durante o ano passado.

No evento, estiveram presentes o comandante da BCS de Camaçari, o Capitão Arcanjo, policiais lotados na unidade, o vereador Flávio Matos, presidentes das Associações de Moradores dos bairros que a unidade policial presta suporte, além de alunos e membros da comunidade.

Em uma breve apresentação, o capitão apresentou dados e resumiu as atividades que são realizadas na base comunitária, a exemplo das aulas de capoeira e de tênis de mesa.

Em seguida, o espaço foi aberto para que a comunidade também se pronunciasse sobre as ações efetivadas na região, além de fazer sugestões.

Há sete meses à frente da BCS de Camaçari, o capitão Arcanjo, ressaltou durante entrevista ao site Ação Notícias, que o trabalho da unidade já existe há três anos e lembrou que as ações desenvolvidas contribuíram para a diminuição dos índices de violência na região.

capitaoarcanjo

Sobre os projetos, o capitão lembrou que o objetivo dos mesmos, além de beneficiar os usuários, é a aproximar a PM e a comunidade. “ Nós queremos que a comunidade entenda que a Policia Militar, não está aqui para reprimir e sim para abraçar a comunidade”, disse.

O capitão explicou ainda que estão em vigor atualmente os projeto; Axé Vida, Base Fit, Base Net, Tênis de Mesa, Capoeira, e a Horta Comunitária. Os interessados em se inscrever em alguma das atividades pode se dirigir a BCS e efetivar a matrícula gratuitamente. Vale ressaltar que a BCS oferece atividades para pessoas de todas as idades.