Nova pagina 1


Você Está Aqui
Banner

Guarda de Mãe Stella vira caso de Justiça; Familiares entram com ação contra psicóloga

  • PDF

guardamaestella

Familiares e filhos de Mãe Stella de Oxóssi entraram com uma ação na Justiça contra a psicóloga Graziela Domini. De acordo com o jornal Correio, os familiares pedem o retorno de Mãe Stella para o terreiro, em Salvador.

A ialorixá foi levada para a cidade de Nazaré, a 78 km da capital, pela psicóloga, que diz ter escritura pública comprovando ser responsável pelo cuidado de saúde de Mãe Stella. Na ação, os familiares solicitam que a Justiça determine o retorno de Mãe Stella ao terreiro, que seja designada uma pessoa em particular para cuidar da líder religiosa e indicam um nome para ser responsável pelos cuidados da ialorixá, mas não revelaram a identidade.

A ação tem como autora a Sociedade Cruz Santa do Afonjá. A psicóloga aparece como ré. Ainda de acordo com o Correio, Graziela Domini afirmou que a ida de Mãe Stella para Nazaré foi um pedido que partiu da própria ialorixá, que a viagem foi informada à Delegacia do Idoso, ao Ministério Público Estadual (MP-BA) e a alguns amigos e familiares escolhidos por Mãe Stella.

Fonte: BN

Loteamento de Barra de Jacuípe ganha Centro Educacional

  • PDF

inaugelina

Mais uma unidade escolar foi entregue totalmente requalificada à população. Desta vez, foi o Centro Educacional Senhor dos Passos, situado no Loteamento Senhor dos Passos, s/n, Barra de Jacuípe. A cerimônia de entrega, aconteceu nesta sexta-feira (08/12) e contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades locais. 

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), as intervenções na unidade, que tem por objetivo proporcionar melhorias, no intuito de oferecer mais conforto aos estudantes e profissionais do local, contaram com o apoio da Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Seinfra). 

O centro educacional passou por uma requalificação estrutural completa, que contou com serviços de pintura geral, interna e externa, revisões no telhado portas e janelas, recuperação de portões e grades adequação na quadra poliesportiva e no parque infantil, com troca de alambrado e pintura no piso, além de revisões elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas, reatores fechaduras e portas, revisão na rede de esgoto e nos sanitários. De acordo com a Seduc, a execução das obras não interferiu nas aulas dos estudantes. 

A unidade de ensino, que funciona nos dois turnos, atende 211 crianças dos anos iniciais e educação infantil, que vão do 1º ao 5º ano, com faixa etária de quatro a 12 anos. O centro educacional conta com 10 salas de aulas, além de laboratório de informática, biblioteca, secretaria, coordenação, direção, refeitório, pátio coberto, quadra poliesportiva, parque infantil e sanitários masculino, feminino e adaptado para pessoas com necessidade educacional especial. 

Os alunos são atendidos por uma equipe composta por 22 profissionais, entre gestores, professores, pessoal de apoio e administrativo.

Fonte: Ascom

Livro sobre os reais colégios jesuítas será lançado em Salvador

  • PDF

coleglivjesuit

Responsáveis por grande parte do processo de ocupação do território brasileiro, através de uma ação que se prolongou de maneira ininterrupta durante mais de dois séculos, os reais colégios jesuítas são tema do livro Arte Jesuíta no Brasil colonial – Os reais colégios da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco (Versal Editores). A publicação da historiadora Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho, é fruto da 13ª edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares. A premiação, criada em 2003, patrocina pesquisas e publicações de obras que resgatam a historiografia do país.

O coquetel de lançamento, em Salvador, será realizado no próximo dia 13 de dezembro, às 19h, no Instituto Feminino da Bahia e contará com uma palestra da autora, seguido de sessão de autógrafos. Em sua pesquisa, Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho foca nos três grandes centros administrativos da Companhia de Jesus no Brasil durante o período colonial – o Real Colégio de Salvador, no Terreiro de Jesus -, o Real Colégio do Rio de Janeiro e o Real Colégio de Olinda. Na Bahia, as instalações do Real Colégio de Salvador incluíam a atual Catedral Basílica, a área da atual Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, e o Pátio dos Estudos Gerais, onde está situada hoje em dia a Praça da Sé. 

Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE - Portugal). Formada em História desde 1975, têm mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Faculdade de Letras - História da Arte pela Universidade de Coimbra (2003), se dedica ao estuda da arte jesuítica, arte franciscana e artes plásticas. 

Sobre a Premiação 

O trabalho de pesquisa de Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho foi selecionado pela Comissão Julgadora do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares, que é formada por três historiadores, um escritor e integrantes da Odebrecht e da Versal Editores. Para a 13ª edição, o prêmio recebeu 251 inscrições, vindas de 21 estados brasileiros, e de outros cinco países. São Paulo liderou o ranking com 76 inscritos, seguido pelo Rio de Janeiro (40), Bahia (23) e Minas Gerais (22). 

Instituído em 2003, o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares já viabilizou a geração e o registro de conhecimentos originais sobre o período pré-colombiano do território brasileiro, o comércio do açúcar nos primeiros anos de efetiva colonização, a participação de ordens religiosas na formação nacional, a engenharia e a urbanização de nossas cidades nos séculos XIX e XX, entre outros. O prêmio é reconhecido pela comunidade acadêmica como um dos mais importantes incentivos à pesquisa histórica no Brasil. Desde sua criação, já recebeu mais de 1,5 mil projetos, enviados por pesquisadores de instituições de 23 estado brasileiros. Entre os livros publicados, seis receberam o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o mais prestigiado prêmio editorial do pais. 

O gerente de Comunicação da Odebrecht na Bahia, Marcelo Gentil, lembra que o grupo foi pioneiro na adoção do patrocínio cultural ao lançar, em 1959, o livro Homenagem à Bahia Antiga. "É um compromisso da Política de Sustentabilidade do Grupo Odebrecht apoiar e contribuir para a preservação do patrimônio cultural das comunidades e países onde atuamos", destaca Gentil. O gestor ressalta que, ao longo de sua história, a Odebrecht lançou ou patrocinou mais de 400 livros sobre diversos temas. São publicações que valorizam a preservação do conhecimento e o acesso à informação.

Sobre Clarival do Prado Valladares 

Pesquisador, crítico de arte e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, o médico Clarival do Prado Valladares (1918-1983), pós-graduado em Patologia pela Harvard University, combinou metodologia científica e sensibilidade na abordagem sociológica do objeto artístico. Seu importante legado para a compreensão do patrimônio artístico e arquitetônico brasileiro encontra-se em obras como Arte e sociedade nos cemitérios brasileiros, Nordeste histórico e monumental, Aspectos da arte religiosa no Brasil, Rio barroco – Rio neoclássico e The impact of African culture on Brazil. Mentor das Edições Culturais Odebrecht, que dirigiu por vários anos e que hoje reúnem mais de 200 obras sobre vários temas relevantes para a cultura nacional, Clarival do Prado Valladares inspira o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica. 

Cronologia do Prêmio Clarival do Prado Valladares 

2016 

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO MUNDO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVIII 

Magnus Roberto de Melo Pereira 

(Universidade Federal do Paraná) 

Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz 

(Universidade Federal do Paraná) 

2015 

UM SERTÃO ENTRE TANTOS OUTROS 

Nathália Diniz 

(Universidade Federal do Rio Grande do Norte) 

2014 

LUÍS DE ALBUQUERQUE – VIAGENS E GOVERNO NA CAPITANIA DE MATO GROSSO / 1771-1791 

Janaina Amado 

(Universidade de São Paulo) 

Leny Caselli Anzal 

(Universidade de Brasília) 

2013 

O MAPA QUE INVENTOU O BRASIL 

Júnia Ferreira Furtado 

Universidade Federal de Minas Gerais 

2012 

O COMÉRCIO DO AÇÚCAR – BRASIL, PORTUGAL E PAÍSES BAIXOS (1595-1630) 

Daniel Strum 

(Universidade de São Paulo) 

2011

O MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA 

Dom Gregório Paixão 

Universidade Livre de Amsterdã 

2010 

THEODORO SAMPAIO – NOS SERTÕES E NAS CIDADES 

Ademir Pereira dos Santos 

(Centro Universitário Belas Artes de São Paulo) 

2009 

IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DA BAHIA 

Maria Helena Ochi Flexor 

(Universidade Federal da Bahia) 

Frei Hugo Fragoso, OFM 

(Pontifício Ateneo Antoniano) 

2008 

A HISTÓRIA DO BRAZIL DE FREI VICENTE DO SALVADOR – HISTÓRIA E POLÍTICA NO IMPÉRIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVII 

Maria Lêda Oliveira Alves da Silva 

(Universidade Nova de Lisboa) 

2007 

ESCRITO NA PEDRA – COR, FORMA E MOVIMENTO NOS GRAFISMOS RUPESTRES DA BAHIA 

Carlos Alberto Etchevarne 

(Universidade Federal da Bahia) 

2006 

A TALHA NEOCLÁSSICA NA BAHIA 

Luiz Alberto Ribeiro Freire 

(Universidade Federal da Bahia) 

2005 

50 ANOS DE URBANIZAÇÃO – SALVADOR DA BAHIA NO SÉCULO XIX 

Consuelo Novais Sampaio 

(Universidade Federal da Bahia) 

SERVIÇO: 

Evento de lançamento do livro: Arte jesuíta no Brasil colonial – Os reais colégios da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, de Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho 

Data: 13 de dezembro (quarta-feira) 

Horário: 19h 

Local: Instituto Feminino da Bahia (Rua Monsenhor Flaviano, nº 2, Politeama) 

Editora: Versal Editores 

Páginas: 576

Fonte: Ascom

Enem 2017: locais de prova da segunda aplicação são divulgados

  • PDF

enemseglista7

Os candidatos que farão a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, nos dias 12 e 13 de dezembro, já podem consultar o local de prova. A informação está disponível na página do participante. É necessário informar login e senha cadastradas no ato da inscrição.

Nessa data, poderão fazer o exame todos aqueles candidatos que tiveram problemas com fornecimento de luz, por exemplo - como os 3.574 participantes de nove locais em Olinda (PE), Teresina (PI) e Uruaçu(GO). 

Outros cinco casos são de atendimentos a demandas judiciais e 27 de deferimentos para atender quem teve algum outro tipo de problema na data original do Enem. 

Enem PPL

Também nos dias 12 e 13 de dezembro, ocorrerá a aplicação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (PPL). Em 2017, foram 31.765 inscrições nesta modalidade, em 577 municípios. O exame será aplicado em 1.078 unidades prisionais. 

O grau de dificuldade, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é o mesmo da primeira aplicação do Enem, nos dias 5 e 12 de novembro.

Fonte: G1

Bahia Norte realiza a 6ª edição do Café com Responsa

  • PDF

cafebahianorte7

A Concessionária Bahia Norte realizou mais uma edição do "Café com Responsa", nesta terça-feira, 5 de dezembro, com o objetivo de promover a responsabilidade social na cadeia produtiva, envolvendo partes interessadas na sua atividade – stakeholders – em diálogos sobre temas como diversidade, responsabilidade social, gênero e direitos humanos.

As palestras foram ministradas por Oswaldo Santos, líder comunitário e presidente da Associação Beneficente de Moradores de Nova Esperança (Abene); pela coordenadora de relacionamento, experiência em práticas empresariais e políticas públicas, mobilização e captação de recursos no Instituto Ethos, Milene Veiga; pela advogada familista Luise Reis, integrante do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia OAB,  e por Érica Capinan,  coordenadora de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

De acordo com Guilherme Eloy, presidente da Concessionária Bahia Norte, o Café com Responsa é um momento importante para compartilhar experiências, integrar e fortalecer a relação com os stakeholders. "Inspirar e ser inspirado. Esse é o nosso objetivo. A responsabilidade social é um valor importante para a empresa desde a sua implantação e, a cada ano, estamos buscando melhorar as nossas práticas, reforçando o nosso compromisso como desenvolvimento", afirma.

O projeto foi iniciado em 2012, com a finalidade de trazer discussões que possam melhorar a rotina de trabalho das organizações, fortalecendo o trabalho em rede, que é um dos pilares da sustentabilidade.  

Fonte: Agência de Textos

Celebração religiosa reúne devotos de Santa Bárbara e Iansã em Camaçari

  • PDF

santacatcand

Pela primeira vez em Camaçari católicos e representantes de religião de matriz africana se reuniram para celebrar Santa Bárbara que, no sincretismo religioso, é chamada de Iansã, deusa dos raios, ventos e tempestades.

A celebração à santa católica aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Glória no Parque das Mangabas, onde foi celebrada uma missa em homenagem à Santa Bárbara que é celebrada no mundo inteiro todo o dia 4 de dezembro.

Diante do altar todo decorado em vermelho e branco, cores da santa, fiéis católicos e candomblecistas rezaram e cantaram louvando a santa que foi morta pelo próprio pai por se converter ao catolicismo.

“Santa Barbara é um exemplo para todos nós, eu sou do axé e sou filha dela a quem agradeço por me ajudar na cura de um câncer no útero. Salve minha mãe Santa Bárbara”, comemora Ivonete Mota, moradora do Ficam.

padrecentro

Após a Celebração Eucarística que durou cerca de uma hora, os devotos saíram em procissão por algumas ruas do Parque das Mangabas. Rezando e cantando, homens e mulheres se revezavam para carregar o andor da santa que estava todo decorado com flores vermelhas e brancas.

A ideia dessa celebração partiu do Padre Valmir Miranda, responsável pela Paróquia Ascensão do Senhor. Perguntado sobre o que o motivou a fazer essa celebração no bairro Parque das Mangabas, ele respondeu:

“Estamos dando passos no diálogo entre as religiões e buscamos recordar a memória de Santa Barbara como mártir da fé cristã. A escolha do bairro do Parque das Mangabas é porque existem diversas comunidades da religião de matriz africana. Na pós-graduação em Missiologia, que cursei em Belo Horizonte, trabalhei a temática da religião de matriz no bairro do Parque das Mangabas. Minha intenção na pesquisa missionária era apresentar a realidade social e religiosa que vive o povo de santo e como encontrar nessa religião os sinais do Reino de Deus”.

procissaostbarmang

Por onde a procissão passava o padre reforçava o pedido de paz entre católicos e outras religiões, lembrando que era preciso que todos se posicionassem contra a intolerância religiosa. Na frente de cada terreiro encontrado durante o percurso, cânticos e orações eram exaltados e o pai ou mãe de santo convidado à se juntar àquela caminhada de fé.

“Só padre Valmir mesmo para fazer isso, nunca vimos uma celebração dessa aqui em Camaçari. É muito bonito de ser ver, é preciso tirar o ódio do coração e aceitar o outro como ele é”, revela dona Maria Souza.

A parada final foi na igreja do bairro, onde o padre finalizou a celebração e  pediu mais unidade entre as lideranças religiosas do Parque das Mangas e participação ativa dos católicos para que a celebração do ano que vem seja melhor ainda.

Sobre Santa Bárbara

Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia. Filha única de Dióscoro, um rico e nobre que queria que a filha tivesse um casamento honroso. Mas por volta dos 17 anos de idade, Bárbara recusou todos os pretendentes que seu pai lhe apresentava. Ela não aceitava nenhum, enxergando neles a superficialidade e o interesse, e nenhum toque de amor verdadeiro.

Para seu pai, isso era um problema sério, pois, segundo os costumes, ele tinha obrigação de casar sua filha. 

O contato com os cristãos 

Santa Bárbara acabou conhecendo os cristãos de Nicomédia. Estes passaram para Bárbara a mensagem de Jesus Cristo. Falaram-lhe também sobre o mistério da Santíssima Trindade. A novidade cristã tocou profundamente o coração de Bárbara. 

Bárbara se converteu ao cristianismo de todo o coração. Logo, um padre vindo de Alexandria ministrou a ela o batismo. E Bárbara passou a ser uma jovem fervorosa e cheia de virtudes cristãs. Em Jesus Cristo ela encontrou o sentido mais profundo de sua vida.

Santa Bárbara e as perseguições 

Dióscoro ficou furioso com a decisão da filha e num impulso de ira, a denunciou ao prefeito da cidade. Este ordenou que Bárbara fosse torturada em praça pública. Santa Bárbara teve os seios cortados. Depois, foi conduzida para fora da cidade. Lá, seu próprio pai a degolou. Mas, quando Dióscoro degolou a filha e a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão, um raio riscou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo. E, para o assombro de todos, o corpo de Dióscoro caiu no chão sem vida, atingido pelo raio. Parece que a natureza se revoltou contra a atitude desse pai infanticida.

Depois deste fato, Santa Bárbara ganhou o status de "protetora contra relâmpagos e tempestades", além de ser nomeada Padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo. 

Devoção à Santa Bárbara

A festa de Santa Bárbara é celebrada na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa. A festa é celebrada no dia 4 de Dezembro de cada ano. A grande mensagem de Santa Bárbara destina-se a todos aqueles que buscam a verdade, principalmente os jovens. Ela nos ensina a buscar a verdade com coração sincero e aberto. Ensina também que o casamento não deve acontecer por mero interesse, mas sim por amor. Por fim, Santa Bárbara nos dá uma mensagem de coragem e fé. 

Ação Noticias

Cortejo Afro inicia temporada de Ensaios dia 11

  • PDF

cortafro11

A banda Cortejo Afro já definiu a data para início da temporada de verão de seus tradicionais Ensaios. No dia 11 de dezembro, o grupo volta ao palco do Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, para realizar Ensaios semanais, a partir das 21 horas, sempre às segunda-feira, até o Carnaval. 

Conforme acontece há 19 anos, a cada edição a banda receberá um artista convidado, para realizar apresentações especiais que irão animar ainda mais o público. O projeto é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 

Serviço:

Ensaios do Cortejo Afro

Quando: Segundas-feiras, a partir de 11/12/2017.

Horário: 21h

Onde: Largo Pedro Arcanjo - Pelourinho.

Ingressos no local, no dia do show. 

R$40,00 (inteira)

R$20,0 (meia-entrada)

Site: www.cortejoafro.com.br

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Ascom

Centro de educação infantil é requalificado e entregue em Camaçari

  • PDF

cieiverde

Com a bela apresentação de alunos do 5° ano, da música O Pano Encantado, teve início a cerimônia de entrega da requalificação do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) do Verdes Horizontes, realizada nesta sexta-feira (1/12). O espaço recebeu serviços de pintura geral interna e externa, troca de vidros e portas, além de revisões elétrica e hidráulica, com o objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade para a comunidade escolar.

O prefeito Elinaldo Araújo falou sobre a felicidade de trabalhar no caminho certo. "Já requalificamos mais de 10 escolas, além de unidades de saúde e avenidas. Fizemos aqui o que pudemos, apesar das dificuldades financeiras que encontramos no município".

cieivh

Uma boa notícia foi anunciada pela secretária da Educação, Neurilene Martins, durante a cerimônia. "Vamos construir no bairro uma creche padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e tem muita gente trabalhando nisso. Será a primeira vez que teremos um projeto de educação infantil implantado na cidade". Outros bairros também serão beneficiados com a construção de sete cheches, no total, que vão ofertar mais de duas mil vagas.

A operadora de máquinas, Janice Bispo Barreto, é mãe de uma aluna da escola e aprovou a requalificação. "A gente nunca viu isso aqui. Estamos muito felizes e espero que o prefeito continue a olhar pelas crianças e cuidar delas", afirmou. 

Na oportunidade, o Ciei Verdes Horizontes também recebeu materiais didáticos, de higiene e administrativos. A unidade tem capacidade para atender cerca de 190 crianças da educação infantil, com faixa etária de três e cinco anos. 

A obra foi realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc) e com o apoio da Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Seinfra). 

Estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, e autoridades municipais, do Executivo e do Legislativo, além de lideranças da comunidade.

Fonte: Ascom

Cientistas determinam idade de suposto túmulo de Jesus

  • PDF

idadetumulojesus

Resultados de uma série de exames científicos determinaram que os restos de uma caverna de pedra que fica dentro da Basílica do Santo Sepulcro datam de 17 séculos atrás, o que implica que o local é o mesmo que foi descoberto pelos romanos e consagrado como o local de sepultamento de Jesus. As informações são da National Geographic. 

A argamassa retirada da parede sul do túmulo foram datadas de 335. e 1570. Historiadores estimam que o túmulo fora descoberto pelo romanos em 326. Já a argamassa da entrada data do século XI, quando o Santo Sepulcro foi destruído e reerguido pelo imperador Constantino, em 1009. Há também registros de uma reforma que datam do século XVI. 

A análise também indica que a argamassa entre a laje de mármore e a pedra calcária do túmulo data do ano 345.   

As amostras foram analisadas por dois laboratórios separados. Para determinar a idade dos diferentes trechos do Santo Sepulcro, foi usada uma técnica de determinação do tempo em que um sedimento de quartzo foi exposto à luz. 

O estudo, liderado por Antonia Moropoulou, supervisora-chefe científica coordenadora do projeto de restauração do túmulo, será publicado no Journal of Archaeological Science. 

A análise não pode, porém, determinar que uma pessoa específica foi sepultada ali–no caso, teria sido Jesus, após sua crucificação, entre os anos 30 e 33. 

Fonte: Exame.com