Nova pagina 1


Você Está Aqui

Vida e Estilo

Eliana aproveita as férias com os filhos nos EUA

  • PDF

elianaefilhosEm férias das gravações de seu programa no SBT, a apresentadora Eliana aproveitou a companhia dos filhos nos Estados Unidos.

Neste domingo (21), ela compartilhou em seu Instagram uma foto ao lado do filho mais velho Arthur - fruto do relacionamento com o músico João Marcelo Boscolli -, e de Manuela, sua bebê com o noivo, o diretor de TV Adriano Ricco.

Eliana também está acompanhada do marido e da mãe em Orlando, na Flórida. "A primeira viagem com nossa bonequinha está uma delícia. Que bom perceber que ela está feliz. Tem brincado bastante com o irmão e já foi passear no Magic Kingdom", contou.

Hemoba convoca para doar sangue antes de tomar dose da vacina da Febre Amarela

  • PDF

doeantesfebream

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) convoca a população baiana para realizar doação de sangue antes de se imunizar contra a febre amarela. A Fundação visa reduzir o número de candidatos inaptos e conscientizar a sociedade a respeito dos critérios básicos para a doação de sangue. 

A estratégia da Hemoba é convocar o maior número de candidatos possível para realizar doação de sangue, antes de receber a imunização contra a febre amarela. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Com a convocação, a Fundação pretende reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade a demanda de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, sobretudo neste período que antecede as festas populares e Carnaval. 

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, reforça que o objetivo é reduzir o impacto com a inaptidão após a vacina e garantir os estoques regulares para este período. "O nosso objetivo é reduzir ao máximo o impacto da inaptidão após a vacina, por isso aquecemos as campanhas para mobilização de doadores, sobretudo neste período, onde já é comum experimentarmos uma redução nas doações. Toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas". 

Sobre a doação de sangue 

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. 

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. 

Mais informações também podem ser acessadas através do site www.hemoba.ba.gov.br, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Fonte: CN

Shakira é denunciada ao Ministério Público por crime fiscal

  • PDF

shakiracrimefiscal

A cantora colombiana Shakira foi denunciada pela Agência Tributária Espanhola ao Ministério Público do país por um suposto crime fiscal entre 2011 e 2014.

A artista, que é casada com o jogador do Barcelona, Gerard Piqué, é acusada de não declarar ser residente na Espanha nos últimos quatro anos e de não pagar os impostos do país.

Para o órgão, isso seria um crime, embora o ano de 2011 já tenha sido prescrito, agravado pelo importe fraudado e que acarretaria dois anos de condenação.

De acordo com o jornal espanhol "La Vanguardia", o Ministério Público deve decidir se concorda com a agência e apresentar uma denúncia formal contra a cantora.

Pessoas próximas à cantora afirmam que Shakira sempre cumpriu com as suas obrigações tributárias e que ela está disposta a enfrentar as "consequências econômicas das discrepâncias técnicas com a agência do Tesouro". 

Fonte: Bahia Noticias

Novo exame de sangue é capaz de detectar oito tipos de câncer

  • PDF

examesang8cancer

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, desenvolveram um simples exame de sangue capaz de identificar os níveis de proteínas de oito tipos de câncer e a presença de mutações genéticas indicativas de tumores no DNA.

O estudo foi publicado na edição desta sexta-feira (19) da revista Science. Inicialmente, os cientistas exploraram centenas de genes e 40 proteínas marcadoras até chegarem a segmentos de 16 genes e oito proteínas.

Os primeiros resultados são animadores. No grupo de controle com 812 pessoas sadias, o teste apontou apenas sete falsos positivos. De acordo com O Globo, o exame também foi testado em 1.005 pacientes com câncer não metastático, entre os estágios I e III, de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, cólon, pulmão ou mama.

Em média, a sensibilidade foi de 70% variando entre o câncer de ovário, com 98% de detecção, e o câncer de mama, com 33%. Para cinco tipos que não possuem testes de detecção, ovário, fígado, estômago, esôfago e pâncreas, a sensibilidade variou entre 69% e 98%.

Para determinar os biomarcadores a serem detectados, a equipe de pesquisadores coletou dados de mais de três décadas de pesquisas genéticas sobre o câncer mantidos tanto na Johns Hopkins, como em outros centros de pesquisas.

Batizado como CancerSEEK, o novo procedimento tem potencial para entrar na lista de exames de rotina, mas, para isso, o custo deve ser menor do que testes existentes para tipos específicos de câncer, como a colonoscopia. A previsão é que ele custe menos de US$ 500.

Fonte: Bahia Noticias

Estudante de 19 anos é a nova Deusa do Ébano: 'Somos todas deusas'

  • PDF

deusaebano18dezenove

A estudante Jéssica Nascimento, de 19 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano na noite deste sábado (20). Na 39° edição do concurso, a cerimônia teve novamente a Senzala do Barro Preto - Associação Cultural Ilê Aiyê, no Curuzu, como casa e recebeu nomes como Caetano Veloso, Regina Casé e a atriz Giovanna Ewbank. Vestindo uma roupa em homenagem a Nelson Mandela, a vencedora conquistou quem estava no evento durante seu desfile preenchido com passos de dança africanos.

De acordo com o Correio, a eleita faz aula de dança há mais de cinco anos por meio de um projeto social que leva arte para jovens da periferia e deixou claro no projeto do Ilê: "Somos todas deusas! Somos todos. É um ganho para a sociedade ter o reconhecimento de que nada define mais a beleza do que a força de vontade e a bondade no que se faz.".

Antes de vencer a competição,ainda quando era menina, Jéssica esperava até as madrugadas para conferir na televisão a vencedora de cada ano da Deusa do Ébano. Ela foi a grande escolhida em 2018. Este é o segundo ano consecutivo que uma participante que chega na competição pela primeira vez, ganha.

Fonte: Bahia Noticias

Namorado de Fátima Bernardes é exonerado de cargo público

  • PDF

gadelhaexonerado

Em menos de dois meses após tomar posse como presidente do Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco), Túlio Gadelha, 29, namorado de Fátima Bernardes, 55, foi exonerado do cargo. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" de Pernambuco nesta sexta-feira (19). O governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), nomeou André Luz Negromonte para exercer a função. 

O pernambucano foi do status de anônimo a galã nacional em poucas horas depois que uma foto sua ao lado da apresentadora Fátima Bernardes, apareceu na internet. O advogado, que foi candidato a deputado federal pelo PDT-PE, demonstra certo incômodo com o assédio. 

O namoro  

Sobre o relacionamento, que começou em novembro deste ano, Fátima afirmou estar muito satisfeita. No final de 2017, a apresentadora e Gadelha fizeram uma viagem romântica para São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. O casal se despediu da paisagem paradisíaca com uma selfie. 

As fotos nas redes sociais, inclusive, passaram a ser parte da rotina do casal. Desde que assumiram a relação, Fátima e Gadelha trocam declarações, mostrando que estão aproveitando a nova fase. 

Fonte: Ibahia

Bagunça está associada a depressão, ansiedade e compulsão alimentar

  • PDF

baguncadepreans18

Se você acha que a bagunça e a falta de organização são inofensivas, atenção! Um estudo publicado no Environment and Behavior comprovou que ambientes caóticos levam ao estresse e à compulsão alimentar. Quer mais? Se a cozinha é um local bagunçado, aumenta em duas vezes a chance das mulheres comerem mais. 

Segundo a psicóloga Carolina Marques, cofundadora da Estar Saúde Mental, o local onde moramos ou onde trabalhamos reflete nosso estado emocional. “A bagunça extrema e contínua pode ser um sinal de sofrimento mental e de certos transtornos, como depressão e ansiedade. Além disso, o caos eleva o nível de estresse, pois a bagunça gera uma enorme quantidade de informações no cérebro e é um lembrete permanente da nossa incapacidade de organização ou ainda de que estamos adiando nossas atividades”. 

Por onde começar? 

O começo do ano é uma época excelente para tomar algumas atitudes que possam melhorar a qualidade de vida. “Uma delas é organizar a casa. Porém, muitas pessoas sentem dificuldade e não sabem por onde começar”, comenta Carolina. 

Com a ajuda da psicóloga, elaboramos uma lista para ajudar você. Confira: 

1. Tudo de uma vez: Não caia na armadilha de escolher uma gaveta ou um armário para fazer a arrumação. Tire um dia e arrume a casa inteira.

2. Desapega: Segundo a autora Mary Kondo, que publicou um livro chamado “A Mágica da Arrumação”, 60% daquilo que guardamos não tem utilidade! Portanto, na arrumação separe o que você vai doar, o que você jogar fora e aquilo que realmente é útil. 

3. Boas lembranças: Uma das regras para descartar objetos é pensar se você usou nos últimos 6 meses. Outra é se você gosta ou não daquilo. Se não usou neste período, doe ou descarte. Se não gosta, idem. 

4. Espaços para cada item: Separe tudo por categorias, exemplo: livros, cosméticos, roupas, sapatos, etc. Use caixas organizadoras se for necessário. Coloque etiquetas. Isso irá ajudar a encontrar mais facilmente os objetos, além de evitar bagunça e acumulação. 

5. Solidão necessária: Se possível faça essa arrumação sozinho. Outras pessoas podem interferir nas decisões de manter, doar, jogar fora. 

6. Trilha Sonora: Use uma música para motivar você na hora da limpeza. Se for mais calma, melhor, mas use uma trilha que lhe dê motivação. 

7. Manutenção: Se possível, depois de arrumar, mantenha a organização. Ao chegar em casa, guarde o sapato, as roupas e demais objetos, cada coisa no seu lugar. 

“A arrumação é importante. Entretanto, se a pessoa já desenvolveu um quadro de depressão e ansiedade é importante também que ela procure uma psicoterapia e um psiquiatra para o manejo do transtorno. Essas patologias afetam todos os domínios, ou seja, o físico, o mental e o emocional e, com isso, toda ajuda é bem-vinda”, conclui Carolina.

Fonte: Noticias ao Minuto

Minas Gerais decreta emergência em 94 municípios por febre amarela

  • PDF

emergmg94munc

O governo do Estado de Minas Gerais decretou estado de emergência de saúde pública em 94 municípios em razão da febre amarela. A medida, válida por 180 dias, abrange as regiões de Belo Horizonte, Itabira, centro do Estado, e Ponte Nova, na Zona da Mata, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (20). 

A decisão permite que as prefeituras contratem serviços e façam compras de insumos para controle da doença sem necessidade de licitação. O decreto também determina a reabertura da sala de situação criada em janeiro do ano passado, logo após a ocorrência de mortes pela febre amarela no Vale do Rio Doce. 

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Estado soma 22 casos confirmados de febre amarela com 15 mortes (o 16º óbito pela doença ainda não foi incluído em boletim oficial). Há ainda outros casos em investigação.

Fonte: Estadão

Clínicas particulares só receberão vacinas contra febre amarela no final de fevereiro

  • PDF

clpartvacfebamarfev

Segundo o presidente da ABCVAC  (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares.

A previsão é que novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país e, por isso, o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição.

O laboratório responsável pelo abastecimento, Sanofi Pasteur, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional, que acabou de ser concedida.

A vacina, que já teve distribuição de mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril e está registrada em mais de 100 países. Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a Anvisa estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado.

A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização no mercado em aproximadamente 30 dias.

Fonte: BN