Escola em Terreiro tem o maior Ideb de Camaçari

Bahia

 

tata1

Localizada na cidade de Camaçari a Escola criada dentro do Terreiro de Lembá, teve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede o desempenho do aprendizado nas escolas públicas do Brasil.

Idealizada pelo sacerdote Tata Ricardo, a escola nasceu a partir da identificação da situação de analfabetismo de um pedreiro que prestava serviço no terreiro. “quando percebi que aquele homem não sabia assinar o nome, me senti constrangido em pedir que assinasse com sua digital.”

Deste ponto em diante foi inevitável a vontade da criação de uma escola para alfabetizar crianças das comunidades próximas ao terreiro que fica localizado na Via Cascalheira.

Inaugurada em 2006 a escola Zumbi dos Palmares foi municipalizada no ano de 2011 e atende hoje 140 estudantes nos turnos matutino e vespertino.

“Todos os alunos aqui além de receberem educação e acompanhamento de qualidade por parte dos professores, ainda recebem merenda escolar à vontade. Pois sabemos que alguns, se quer, saem de suas casas com o café da manhã.”

Emocionado, o líder espiritual conta que algumas crianças almoçam na escola mas não tem a garantia da próxima refeição em função da situação de desempregos dos pais e mães.

Toda dedicação da equipe de professores, a metodologia aplicada, o respeito às tradições e costumes resulta na maior nota do Ideb pontuando este ano, 6,6 a maior da cidade de Camaçari. A escola vem mantendo o índice alto de aprovação por três anos consecutivos. Vale salientar que este índice foi o mesmo alcançado pelo Colégio da Polícia Militar em Salvador.

 

Fonte: Redação