hgeUma menina de 4 anos morreu e uma mulher ficou ferida após uma casa pegar fogo na madrugada desta quarta-feira, 1º, no distrito de Barra de Pojuca, na orla de Camaçari.

Segundo informações da polícia, a criança chegou a ser levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. O caso foi registrado na delegacia de Monte Gordo pelo pai da menina, que contou à polícia que o incêndio foi provocado por quatro homens. 

Ainda segundo a polícia, o rapaz disse que os suspeitos atiraram na casa e depois atearam fogo. O caso está sob investigação.

A mulher que estava na casa com a criança sofreu queimaduras e está hospitalizada em estado grave no HGE. Ela teve 95% do corpo atingido.  O estado de saúde dela não foi divulgado.

pfacultdia3

A Prefeitura de Camaçari decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nessa sexta-feira, dia 3 de novembro. O ponto facultativo foi decretado por conta do feriado de Dia de Finados, comemorado nesta quinta-feira, dia 2 de novembro. O documento foi assinado na terça-feira (31/10) pelo prefeito Antonio Elinaldo. 

O Decreto n° 6.796, de 31 de outubro de 2017, foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (1/11). Os trabalhos voltam a sua normalidade na prefeitura a partir de segunda-feira (6/11). 

De acordo com o Decreto, apenas os órgãos cujos serviços não admitem paralisação, por serem considerados essenciais, estão excluídos do decreto. Os serviços na área de saúde, fiscalização e ordenamento do trânsito, trabalhos de infraestrutura, como limpeza de fossa, entre outros, continuarão funcionando.

Fonte: Ascom

simuladocoficdia7

Sob a coordenação da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias D'Ávila, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) realizará no mês de novembro dois simulados de emergência na comunidade. O primeiro será no dia 7, no bairro do Gravatá, em Camaçari; e o segundo, no dia 21, no Jardim Alvorada, em Dias d'Ávila. O treinamento faz parte do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari e objetiva preparar os moradores para uma eventual necessidade de emergência, com deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um ponto seguro.  

A previsão é mobilizar cerca de 500 pessoas em cada bairro, contando com a participação das escolas Helena e Heleninha, em Camaçari, e da Escola Santos Titara e Creche Deus Menino, em Dias d'Ávila.  A preparação dos dois simulados conta com suporte técnico de Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC, e começou há alguns meses, envolvendo reuniões e prévias. 

As ações preparatórias contaram com participação da Defesa Civil de Camaçari e Dias d'Ávila, Polícia Militar, órgão de trânsito e secretarias das duas Prefeituras, informa Paulo Ribeiro. Também foi programado um simulado de mesa no Cofic envolvendo cerca de 60 participantes. Como explica o consultor, a preparação tem como foco "contar com um maior envolvimento da comunidade e treinar as pessoas para manter a calma durante uma emergência, até o ponto de encontro, sob a orientação da Defesa Civil e do Nudec".  

Como aconteceu em outras oportunidades, o treinamento envolveu estudantes e professores das unidades escolares existentes no bairro escolhido para o simulado. "Ao envolvermos os estudantes, estamos provocando o aumento do numero de multiplicadores nas ações previstas no PEC, uma vez que crianças e jovens têm maior capacidade de influenciar suas famílias", observa Paulo Ribeiro.

Fonte: Ascom

omeprazcanestg

O uso indiscriminado de remédios sempre foi condenado pela medicina. Até os medicamentos mais comuns como Omeprazol, Novalgina ou Paracetamol, apesar de servirem para tratar certos sintomas, quando usados em longo prazo podem provocar alterações prejudiciais ao organismo. 

Um novo estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Hong Kong e da University College Londonque analisou drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol , Iansoprazol e Pantoprazou e encontrou relação entre esses remédios e câncer de estômago. 

Os medicamentos, comumente usado no tratamento de gastrite, úlceras estomacais e refluxo ácido, podem aumentar em até 2,4 vezes o risco de desenvolver a doença, revelou a pesquisa. O dado é alarmante, já que essas drogas são frequentemente receitadas pelos médicos. Só no Reino Unido, são mais de 50 milhões de prescrições desse tipo anualmente. 

A descoberta, apesar de inédita, já tinha sido identificada pelos cientistas, mas ainda não havia nenhum trabalho que comprovasse essa afirmação e eliminasse outras hipóteses, como a de que uma determinada bactéria (Helicobacter pylor), até então suspeita, fosse responsável pelo desenvolvimento do câncer. 

Pesquisa

Mais de 60 mil adultos foram analisados para fazer o estudo entre os anos de 2003 a 2012. Os pesquisadores compararam o uso do IBP a um outro medicamento, chamado de H2, que tem a mesma função de limitar a produção de ácido estomacal. De 2012 até 2015 os participantes selecionados foram acompanhados por cientistas até desenvolverem câncer de estômago, morrerem ou chegarem ao final do estudo. 

O resultado foi de 3.271 pessoas usaram IBP por quase três anos, enquanto 21.729 tomaram os bloqueadores de H2. Desse pessoal, 153 participantes tiveram câncer de estômago. Alé disso, foi possível perceber que, enquanto os bloqueadores de H2 não aumentaram as chances da doença, os IBPs mais do que dobraram as chances. 

Quem tomou esse tipo de medicamento diariamente, o risco foi 4,55 vezes maior do que para os que precisaram do remédio semanalmente. Quando o período se estendia por mais de um ano, o risco de câncer de estômago aumentou cinco vezes, enquanto as chances foram oito vezes maiores depois de três anos ou mais. 

Dessa forma, o estudo recomenda que a comunidade médica tenha mais “cautela quando prescrevem IBP para uso de longo prazo, mesmo após a erradicação bem-sucedida de H plyori”. 

Fonte: IG

bandofazjuizar

Uma fazenda de uma juíza foi alvo de criminosos, na noite desta sexta-feira (3), na zona rural de Mata de São João. A vítima que não teve a identidade revelada estava no local com a família no momento da ação.  

De acordo com a página 'Informações Policiais de Pojuca', dois veículos foram levados, uma Toyota Hillux branca e um Peugeot branco. Pertences também foram roubados pelo bando, que estava armado.  

A fazenda fica localizada em Pedra do Salgado. Um dos veículos foi abandonado na ponte de ferro da localidade de Miranga, zona Rural de Pojuca.  Policiais de Mata e Pojuca realizaram rondas na região, mas os criminosos não foram encontrados. O caso foi registrado na delegacia de Mata de São João, que vai investigar o caso.  

Segundo informações apuradas pelo Mais Região, no último sábado (28) uma outra fazenda também foi roubada na Pedra do Salgado. Uma Ford Ranger preta foi levada na ação. 

Fonte: Mais Região

estconcudesnhos

Foram premiados nesta terça-feira dia 7 de novembro, os quatro desenhos vencedores do 1º Concurso de Desenhos Minha Fábrica de Florestas. Os quatro estudantes vencedores recebem entre os prêmios um catálogo autografado do artista plástico Bel Borba. Eles foram escolhidos usando como critério a compreensão quanto ao tema proposto: Minha Fábrica de Florestas! Os resultados foram revelados no dia 3 de novembro aos professores e amanhã ocorrerá a premiação.

O primeiro lugar ficou com o estudante Jeferson da Silva Santos, de 12 anos, aluno da AEE (Atendimento Educacional Especializado), de Mata de São João; o segundo foi para Pedro Henrique, de 11 anos da Escola Municipal Cândida Marques Costa, em Dias Dávila; o terceiro é Ester Oliveira Siqueira, também com 11 anos, da Escola Municipal Colônia Montenegro, de Camaçari; e o quarto ficou com Grazzi Ellen Marques, de 10 anos, aluna da Escola Municipal João Pereira Vasconcelos de  Mata de São João. 

Os estudantes receberam os prêmios na escola, no período da manhã e cada escola recebeu uma muda da Mata Atlântica do projeto Fabrica de Florestas, pela participação no concurso.  

O concurso ocorreu entre os estudantes que visitarem o Eco Parque Sauípe, em Mata de São João, a 77 km de Salvador, no período de 1º a 31 de outubro.  A ação do Programa de Educação Ambiental (PEA), promovido pelo Instituto Fábrica de Florestas e patrocinado pela Braskem e Cetrel, fez parte das comemorações pelo mês das crianças. 

A atividade envolveu o circuito ecológico, que se inicia com a trilha do Macaco Prego, o Museu de História Natural Cetrel, com os Núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais, a Estação Ambiental Braskem e o Viveiro Escola, onde os visitantes recebem informações sobre botânica, produção e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e conservação das florestas. 

Durante todo o mês de outubro, ao final da visita, as crianças de 7 a 12 anos puderam expressar no papel com muita criatividade tudo que foi vivenciado Os vencedores também ganharão brindes. 

Por mês, o Eco Parque Sauípe recebe cerca de 10 escolas, com a visitação de 500 estudantes em média. Os agendamentos devem ser feitos pelos telefones: (71) 98117-3656 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os vencedores: 

1° Jeferson da Silva Santos- 12 anos; AEE (Atendimento Educacional Especializado)- Mata de São João; 

2° Pedro Henrique - 11 anos; Escola Municipal Cândida Marques Costa- Dias Dávila; 

3° Ester Oliveira Siqueira- 11 anos; Escola Municipal Colônia Montenegro- Camaçari; 

4° Grazzi Ellen Marques- 10 anos; - Escola Municipal João Pereira Vasconcelos- Mata de São João.

Fonte: Ascom

shopboulevarcam17s

Neste dia 02 de novembro, data que marca o feriado nacional de Finados, o Boulevard Shopping Camaçari funcionará em horário diferenciado. A praça de alimentação e as lojas Renner e Riachuelo estarão à disposição dos clientes entre 12h e 20h. O cinema abre às 12h e fecha às 21h, enquanto as demais lojas funcionam entre 14h e 20h.

Serviço: 

Praça de Alimentação – entre 12h e 20h 

Lojas Renner e Riachuelo – das 12h às 20h 

Cinema – das 12h às 21h 

Demais lojas – Entre 14h e 20h

Fonte: Ascom

cipepolo2

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial da Polícia Militar inaugura, nesta terça-feira (7/11), às 9h, um stand de tiro para treinamento da tropa e o pavilhão de alojamentos dos policiais militares.

A solenidade de inauguração será realizada na sede da unidade, localizada na Rodovia BA-512/ Km 1,5, bairro Copec, Camaçari, e contará com a presença do comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, do comandante da Cipe Polo, major Orlando Rodrigues, oficiais e praças da corporação. 

O stand de tiro leva o nome do soldado Antônio Jorge do Nascimento, uma homenagem ao policial militar que pertenceu ao 12º BPM e morreu no exercício de sua função em Camaçari. Além de Camaçari, a Cipe Polo atua outros 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Fonte: Ascom

ptaliapmdb7

O impeachment de Dilma Rousseff e o governo do presidente Michel Temer colocaram o PT e o PMDB em lados praticamente opostos da discussão política nacional. No entanto, conforme levantamento feito pelo jornal O Globo, os partidos devem se aliar em pelo menos seis estados na eleição do próximo ano. Minas Gerais, Piauí, Sergipe, Paraná, Alagoas e Ceará seriam os locais de aproximação entre PT e PMDB.

Os dois últimos são os estados representados pelos senadores Renan Calheiros e Eunício Oliveira, por exemplo. Ambos são do PMDB e votaram a favor da saída de Dilma Rousseff em 2016. Ao jornal O Globo, líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), ressaltou que as alianças não acontecem no plano nacional e ainda estão na fase de conversas iniciais em nível estadual. "Eventualmente, há conversas nos estados, de maneira informal. São conversas nos estados onde já temos alianças e que perduraram", comentou.

Ex-ministro do Trabalho e da Previdência e um dos petistas mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luiz Marinho também defende que o PT possa fazer alianças com partidos que apoiaram o impeachment de Dilma. "Nós temos que recuperar bases. A maioria do povo também apoiou o impeachment e nós queremos recuperar a maioria do povo", argumentou.

Fonte: BN

Facebook

Dólar