Defesa Civil coordena simulados em comunidades de Camaçari e Dias D'Ávila

Camaçari
Ferramentas

simuladocoficdia7

Sob a coordenação da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias D'Ávila, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) realizará no mês de novembro dois simulados de emergência na comunidade. O primeiro será no dia 7, no bairro do Gravatá, em Camaçari; e o segundo, no dia 21, no Jardim Alvorada, em Dias d'Ávila. O treinamento faz parte do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari e objetiva preparar os moradores para uma eventual necessidade de emergência, com deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um ponto seguro.  

A previsão é mobilizar cerca de 500 pessoas em cada bairro, contando com a participação das escolas Helena e Heleninha, em Camaçari, e da Escola Santos Titara e Creche Deus Menino, em Dias d'Ávila.  A preparação dos dois simulados conta com suporte técnico de Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC, e começou há alguns meses, envolvendo reuniões e prévias. 

As ações preparatórias contaram com participação da Defesa Civil de Camaçari e Dias d'Ávila, Polícia Militar, órgão de trânsito e secretarias das duas Prefeituras, informa Paulo Ribeiro. Também foi programado um simulado de mesa no Cofic envolvendo cerca de 60 participantes. Como explica o consultor, a preparação tem como foco "contar com um maior envolvimento da comunidade e treinar as pessoas para manter a calma durante uma emergência, até o ponto de encontro, sob a orientação da Defesa Civil e do Nudec".  

Como aconteceu em outras oportunidades, o treinamento envolveu estudantes e professores das unidades escolares existentes no bairro escolhido para o simulado. "Ao envolvermos os estudantes, estamos provocando o aumento do numero de multiplicadores nas ações previstas no PEC, uma vez que crianças e jovens têm maior capacidade de influenciar suas famílias", observa Paulo Ribeiro.

Fonte: Ascom