Carcaça de baleia é encontrada em Barra do Jacuípe

Camaçari
Ferramentas

Na manhã dessa quinta-feira (13) funcionários da Defesa Civil de Camaçari, foram chamados para identificar uma carcaça de baleia já em estado avançado de decomposição, encalhada na praia de Barra do Jacuípe, bem próxima a rebentação. 

baleia

Segundo apuração de nossa equipe de reportagem, trata-se de um filhote de Baleia Jubarte com mais de 7 metros. Essa espécie é encontrada nesse período do ano em toda extensão da orla brasileira. Os mamíferos nadam do hemisfério norte do planeta para reproduzir em águas tropicais, e o litoral da Bahia é um dos locais escolhidos como berçário dessas gigantes.

A causa da morte será investigada por especialistas do Projeto Baleia Jubart e do Tamar. A Defesa Civil cuidará da retirada dos restos mortais do animal após o parecer dos pesquisadores.

 

Fonte: Redação

 

Sobre a espécie

A baleia jubarte é uma espécie cosmopolita, habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos. A espécie se reproduz ao longo da costa nordeste do Brasil e o Banco dos Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.

Mais em: www.baleiajubarte.org.br