Populares acompanham a inauguração da nova base do SAMU em Camaçari

Camaçari

Na tarde desta quarta-feira (09/01) dezenas de pessoas se aglomeraram na frente da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da sede de Camaçari. Era o povo querendo ver de perto a nova estrutura da base que passa a funcionar no prédio onde funcionava a Promotoria Pública Municipal, no Ponto Certo.

elinaldobsam

Só para se ter uma ideia, ao todo 28 servidores estarão a postos para atender a população através do numero 192. Na sala de rádio vão trabalhar dois profissionais médicos 24 horas por dia, atendendo ligações e encaminhando a solicitação para a unidade móvel mais próxima. Nas ambulâncias irão dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem.
“Eu moro aqui no Ponto Certo e gostei da ideia que o prefeito teve de colocar o Samu aqui, bem melhor”, disse dona Maria José que reside no bairro há 22 anos.

O prefeito Elinaldo Araújo estava sendo aguardado para oficializar a entrega da nova base e chegou ao local por volta das 17:40h. Acompanhado de secretários municipais e vereadores, ele se dirigiu ao palanque para os discursos.

A coordenação do SAMU, representantes da secretaria da saúde e da Câmara Municipal elogiaram a iniciativa do gestor em estruturar essa nova base e ressaltaram os pontos positivos dessa mudança. “Agora toda a telefonia do SAMU é digital por fibra ótica. Com isso, solucionaremos o problema das pessoas ligarem para o 192 e a ligação não ser recebida pela central ou então das ligações caírem durante o atendimento”, comemora o Secretário da Saúde Dr. Elias Natan.

“A população de Camaçari é quem ganha com essa nova base, o local aqui facilita a saída das ambulâncias e com isso o tempo-resposta entre o chamado pelo 192 e o atendimento agora será outro e as unidades móveis poderão chegar bem mais rápido à vitima”, destacou Mônica Cardoso, Coordenadora do SAMU Camaçari.

O SAMU 192 de Camaçari é responsável pela regulação do SAMU em mais seis municípios. Além de Camaçari, compõem a regional Itanagra, São Sebastião do Passé, Conde, Pojuca, Dias d’Ávila e Mata de São João. Para atender à demanda o SAMU conta com 11 ambulâncias, sendo que sete estão na ativa e três no conserto.

unidadessamu9

Atualmente, o SAMU Camaçari possui duas bases, sendo uma na sede e outra na orla, em Arembepe. Para o atendimento são cinco unidades móveis, sendo duas básicas e uma avançada na sede e uma básica e uma avançada na orla.

“Estou muito feliz em poder entregar essa base toda equipada com ambulâncias e tudo o que é necessário para prestar socorro a quem precisa e salvar vidas. É mais um avanço na saúde pública da cidade porque agora tudo será feito com mais rapidez e os profissionais do SAMU estão preparados para atender aos chamados”, disse o prefeito Elinaldo Araújo.

 

Ação Noticias