Matenses participam de campanha de doação de sangue

Mata de São João

amets

Matenses participaram nesta terça-feira (11) do primeiro dia de doação de sangue e cadastro de medula óssea. A Unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) recebeu ontem cerca de 40 pessoas, sendo que apenas 26 pessoas efetivaram a doação de sangue e oito pessoas realizaram o cadastramento de médula.

De acordo com a assistente social do Hemoba, Ana Cátia, a ação social tem como objetivo chamar atenção dos matenses para a importância da doação de sangue regular. “Sempre no primeiro dia não temos o movimento desejado, a partir do segundo dia em diante teremos o quantitativo maior de doadores, o mais importante é trazer a consciência sobre o ato de doar", frisa.

O hemóvel ficará instalado na Praça Barão Açu da Torre até sexta-feira (14). O atendimento acontece das 8h às 16h.

Doações - Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais; e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação.

É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

 

 

Fonte: Mais Região