Polo de Cidadania completa mais uma edição de sucesso

Eventos

apolo

Mais uma edição de sucesso do Polo de Cidadania aconteceu neste sábado (10/11), na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva (antiga Simpatia), e a Prefeitura de Camaçari, através das Secretarias de Relações Institucionais (Serin), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e de Saúde (Sesau) apoiou o projeto e marcou presença com a oferta de importantes serviços, como orientações jurídicas, por meio do Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), além de acolhimento às mulheres pelo Centro de Referência na Atenção à Mulher (Cram), atendimento do Bolsa Família, dentre muitos outros.

Esse ano, a iniciativa chega a 11ª edição e também celebra os 40 anos do Polo Industrial. A estrutura em 2018 contou com cerca de 20 estandes armados, dentre eles o da Coelba com o projeto Vale Luz, do INSS, Conselho Tutelar, Justiça do Trabalho, Senac, e de várias empresas do Polo, a exemplo da Bahia Specialty Cellulose (BSC), Braskem, Basf, Bahiagás, Ultracargo e Bridgestone, esta última participando pela primeira vez.

A presença dessas instituições e da iniciativa privada garantiu o acesso a uma gama de serviços à população nas áreas de saúde, educação e cidadania, com direito ainda a apresentações culturais, atividades recreativas e sorteio de prêmios. Entre os atendimentos mais procurados estavam a emissão de 2ª via de RG; avaliações odontológicas, oferecidos por meio do Odontomóvel Ford; e de assistência jurídica, feita pela Unidade Móvel da Defensoria Pública.

Os espaços de promoção da beleza também chamaram atenção. Por lá, as pessoas podiam escolher entre cortes de cabelo, design de sobrancelha e análise capilar. Para quem queria desenvolver novas habilidades, houve oficinas de turbante, confecção de colares e várias outras.

Simara da Conceição Barbosa, 26 anos, foi umas das cerca de 4 mil pessoas esperadas no evento, que começou às 9h e encerrou às 15h. Feliz por poder usufruir dos serviços do Polo de Cidadania, Simara contou que é a primeira vez que participa. “Consegui acesso à unidade móvel da Defensoria Pública”, disse, ao explicar que durante a semana tinha dificuldade de procurar a sede do órgão e quando conseguiu não teve sucesso, por conta da grande procura. “Agora vou poder dar entrada na ação de alimentos para o meu pequeno André Lucas”, falou, ao mostrar o filho de 1 ano.

O prefeito Elinaldo Araújo foi representado pela secretária da Serin, Janete Ferreira, que em seu discurso ressaltou a grandiosidade do evento. “Não podemos ficar de fora de uma ação tão importante que traz inúmeros benefícios para os moradores de Camaçari”, declarou, ao acrescentar que no estande da pasta os visitantes puderam conhecer um pouco sobre a Cartilha Institucional, material informativo que será lançado até o final do ano e traz como conteúdo, dados sobre diversos setores da Prefeitura, de outros órgãos públicos e instituições privadas de grande interesse da população.

O superintende de Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira, deu boas vindas e agradeceu a presença dos visitantes. “Essa é uma ação que está consolidada e assume um papel de interlocução direta entre as empresas do Polo com a população”, declarou.

O Polo de Cidadania é uma realização do Cofic em parceria com a Prefeitura de Camaçari e o Serviço Social da Indústria (Sesi/BA). O projeto teve patrocínio da Basf, Braskem, Bridgestone, Ultracargo, BSC, Bahiagás, Deten, Cetrel, Cristal e Continental. Também marcou presença no ato a secretária da Sedes, Ilay Ellery.

 

 

 

Fonte: Ascom-PMC