Surto de conjuntivite em Mata de São João: foram registrados 518 casos em março

Mata de São João
Ferramentas

aconju

Números da secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Mata de São João mostram que somente em março deste ano 518 pessoas foram atendidas nas unidades do município para tratar da conjuntivite. O número significa uma média de 16,5 casos registrados por dia.

De acordo com o levantamento solicitado pelo Mais Região à Sesau, entre 1º e 27 de março, foram realizados 243 atendimentos no Hospital Eurico Goulart de Freitas e 275 no Pronto Atendimento de Praia do Forte.

Diante do surto, há uma parcela não contabilizada pela autoridades que se automedica e não procura uma unidade saúde. Esse número pode ser bem maior do que os casos registrados pela Sesau.

Nesta segunda-feira (2), o Mais Região, consultou dez pessoas que foram infectadas pela doença em Mata de São João. Delas, apenas duas informaram que procuraram atendimento médico.

"Na minha casa todo mundo pegou conjuntivite, eu e meus três filhos. Dois foram ao médico, eu e minha filha não fomos", contou Márcia dos Santos, ouvida pelo Mais Região.

A Secretaria informou, que apesar de a conjuntivite não ser uma doença de notificação compulsória, o setor de Vigilância Epidemiológica vem realizando o monitoramento através da coleta de dados provenientes do Pronto Atendimento de Praia do Forte e Hospital Eurico Goulart de Freitas.

 

Fonte: Mais Região

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar