Seduc promove atividade com autor de renome para professores

Eventos

Tiago Pacheco Palestra da Educação 4

Os docentes da rede municipal de ensino foram prestigiados com a palestra "Histórias que transformam histórias: as tessituras da literatura", ministrada pelo escritor Ilan Brenmam. A atividade, promovida pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), teve como objetivo encerrar as comemorações deste ano em alusão ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro.

A secretária da pasta, Neurilene Martins, falou sobre a importância de promover esse tipo de iniciativa para os profissionais da rede. "Trazer autores contemporâneos para passar informações consistentes, assertivas e atualizadas para os nossos educandos é mais uma forma de mantê-los atualizados e em contato com novos escritores. Isso se traduz num diferencial para tornar os professores do município de primeira linha, que é o que os alunos precisam e merecem. Além de proporcionar um conhecimento atual a mais, esses são momentos, sobretudo, prazerosos", concluiu a gestora.

A palestra discorreu sobre a importância de contar e ler histórias. Na oportunidade, os professores foram brindados com diversos livros da coleção de Ilan Brenmam, autografados pelo autor. Para Cláudia Gonçalves, 54 anos, professora na área de Arte e Educação, Escola Municipal São Tomáz de Cantuária, a iniciativa promovida pela Seduc de enriquecer o currículo dos profissionais é de grande relevância. "Nós precisamos de qualificação e formação constante para nos mantermos antenados com as novidades da área da educação e, assim, poder melhor acompanhar os alunos no processo educativo", declarou a educadora.

A palestra aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (9/11). 

ESCRITOR

Nascido em Israel e naturalizado brasileiro, Ilan Brenman, 45 anos, é um dos autores mais importantes da literatura infantojuvenil brasileira. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, concluiu mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP.

Tiago Pacheco Palestra da Educação 5

Em 1997 ingressou no projeto Biblioteca Viva, da Fundação Abrinq, onde trabalhou por cinco anos na formação de educadores em creches e comunidades de risco. Desde então Ilan já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis.

Desde 2011, os livros de Ilan ultrapassaram as fronteiras brasileiras e hoje já são publicados na França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.  

 

Fonte: Ascom/PMC