Povos indígenas são tema de exposição fotográfica em Fórum na Ufba

Cultura e Artes

aindios

Parte das fotos da exposição “Índios Korubo: Vale do Javari”, tiradas pelo fotógrafo Sebastião Salgado e doadas ao Supremo Tribunal Federal, serão expostas para o público no Fórum Social Mundial a partir da próxima segunda-feira (12), às 17 horas na Reitoria da Ufba.

O povo Korubo é conhecido por ser violento e por usarem bordunas no lugar de arco e flecha. Eles também não falam português e são relativamente frágeis frente às doenças “urbanas”. O trabalho de Salgado é uma continuidade de “Gênesis”, que inclui fotos dos índios Zo’és, do Pará, e de outras etnias. Esses produtos fazem parte de um projeto maior, o “Amazônia”, classificado pelo fotógrafo como seu “último projeto”.

Além de Salgado, a artista plástica Arisana Pataxó, graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Ufba, irá expor 10 quadros da série “Resistência” no hall de entrada do pavilhão Glauber Rocha (antigo PAF III) de 13 a 17 de março - período do Fórum Social Mundial. O Fórum, que possui como lema a frase “Resistir é criar, resistir é transformar”, terá mesas de debate e mostras artísticas sobre outros povos indígenas.

Lideranças indígenas, nacionais e internacionais, como Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), também estarão presentes na programação.

 

Fonte: Bahia Noticias

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar