Uefs retoma edição do Festival de Sanfoneiros

Cultura e Artes

asfanoe

Neste ano de 2018, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) retoma, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o projeto de realização da 8ª edição do Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana. O objetivo é a valorização, incentivo e premiação dos mestres da sanfona, símbolos de resistência da cultura nordestina.

Ao ser retomado o projeto traz como novidades a criação da categoria de sanfoneiros infantojuvenis, até 14 anos, além das já conhecidas categorias de sanfonas até oito baixos e acima de oito baixos. Haverá também a realização de oficinas de sanfona para crianças e de dança (forró), como parte das atividades do Festival.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 4 a 23 de abril. O edital, bem como a ficha de inscrição e a relação de todos os documentos necessários estarão disponíveis, a partir de 26 de março. A relação final dos candidatos inscritos será divulgada no dia 26 de abril no portal da Uefs (www.uefs.br) e no site do Cuca (www.cuca.uefs.br).

O Festival será disputado em duas etapas. A primeira será a de seleção, por meio da avaliação de apresentação em vídeo do candidato executando uma música (inédita ou não), gravada em mídia e entregue no ato da inscrição.

A segunda etapa será a apresentação da grande final, que acontecerá no dia 23 de maio no Auditório Central da Uefs, com entrada franca. O público participa da premiação escolhendo através do voto popular o melhor sanfoneiro de cada categoria.

 

Fonte: Uefs