Shopping Barra abre exposição ‘Salvador Antiga – Um ensaio fotográfico’

Cultura e Artes

antisa

Em comemoração aos 469 anos da capital baiana, o Shopping Barra abre, nesta segunda-feira (26), a exposição “Salvador Antiga – Um ensaio Fotográfico”, que fica em cartaz até o dia 11 de abril. Com curadoria do artista plástico e editor Fernando Oberlaender, a mostra reúne imagens raras que remontam a evolução urbana da capital baiana, de meados do século XIX até o início do século XX.

“Para retratar uma história imensa e tão rica como a de Salvador na exposição foi necessário fazer um recorte. Temos fotos de um dos primeiros fotógrafos paisagistas, Victor Frond, de 1858, até imagens de 1930, mostrando as transformações através das paisagens, como a evolução dos transportes, por exemplo, do bonde de burro ao bonde elétrico, ou da iluminação de óleo de baleia para a de gás e, depois, à elétrica”, explica o curador.

Dentre as imagens selecionadas estão a Praça Municipal, marco zero da fundação da capital baiana, a inauguração da Avenida Sete, Comércio, Largo do Teatro – atual Praça Castro Alves, Barra, Piedade, e ainda duas grandes panorâmicas da cidade a partir do Forte de São Marcelo ainda sem o Elevador Lacerda, em 1960.

 SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Salvador Antiga – Um Ensaio Fotográfico
QUANDO: 26 de março a 11 de abril
ONDE: Shopping Barra - Salvador
VALOR: Gratuito

 

Fonte: BN