Missa dos Santos Óleos acontece em Camaçari nesta quinta-feira (29)

Cultura e Artes

missapascoasanta

Em preparação para a maior festa do Cristianismo, a Páscoa, uma serie de atividades religiosas acontecem em Camaçari. Iniciada no último domingo (25/03), com o domingo de Ramos, a Semana Santa é o ponto alto da vivência da fé, onde os cristãos vivem intensamente os momentos finais da vida terrena de Jesus Cristo e o grande jubilo vitória sobre a morte com a Ressurreição.

Na programação desta semana a Igreja Católica realiza um verdadeiro retiro espiritual em todas as comunidades. Nesta quinta-feira (29/03), com a celebração dos Santos Óleos na Catedral São Thomaz de Cantuária, todos os padres da Diocese de Camaçari se unem com o bispo Dom João Carlos Petrini, para a Renovação das promessas sacerdotais, na ocasião também é realizada a bênção dos óleos que durante todo o ano serão utilizados para ministrar os sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos.

Com a celebração da noite, inicia o tríduo Pascal, que corresponde aos dias que antecedem a Páscoa, onde durante a missa acontece a celebração do lava pés, recordando o gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos e a instituição da Eucaristia, na Catedral São Thomaz de Cantuária a celebração será realizada às 19h.

A Sexta-feira Santa (30/03) é marcada pelo silêncio, jejum e abstinência, onde os fiéis meditam sobre a morte de Jesus, fonte de salvação, e é dividida em duas partes, no período da manhã será realizada a oitava edição da Via Sacra da Juventude, que sairá às 07h da Praça Desembargador Montenegro em direção ao Morro da Manteiga. E a tarde às 17h a celebração da Paixão do Senhor.

No Sábado Santo (31/03) as Igrejas permanecem fechadas durante todo o dia, aguardando a solene celebração da Vigília da Páscoa do Senhor
E segue até o sábado à noite onde acontece a Vigília Pascal, na Catedral será às 19h, e a Igreja, que estava em silêncio, volta a cantar o Aleluia festejando a Ressurreição de Cristo.

O Domingo de Páscoa (01/04) marca o início de um ciclo novo para os Católicos, chamado de “Tempo Pascal”, que se estende por cinquenta dias até a Festa de Pentecoste, que a Igreja celebra a descida do Espírito Santo, são cinquenta dias vividos com a intensidade e júbilo como se fosse o mesmo dia da Ressurreição. Haverá missa às 07h, 9h30, 18h30 na Catedral São Thomaz de Cantuária.

Além da programação da Catedral serão realizadas atividades em outras nove paróquias entre a sede e a orla de Camaçari.

 

Fonte: Ascom Diocese Camaçari