Católicos celebram Corpus Christi nesta quinta com procissão em Camaçari

Cultura e Artes

acrpoc

Demonstração de fé, missa, procissão e tapetes coloridos marcam a Solenidade de Corpus Christi. O dia Santo, que neste ano acontece no dia 31 de maio, é muito mais que um simples feriado no calendário nacional, mas para os católicos significa a grande festa para celebrar publicamente o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Esse dia é marcado por dois momentos, a Celebração da Santa Missa e a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, significando que Jesus não está apenas no templo físico, mas é uma presença viva e real em toda cidade.

Nesta festa, os fiéis confeccionam tapetes artísticos no percurso onde passará a procissão. Em Camaçari haverá Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini, às 16h na Catedral São Thomaz de Cantuária e em seguida a caminhada segue em direção à Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro do Novo Horizonte, reunindo as seis paróquias da sede de Camaçari, cada ano a procissão vai para uma paróquia distinta.

TAPETES E SOLIDARIEDADE

Pelo segundo ano o Pe.Valmi Mirandar convida que os fiéis realizem doação de tolhas novas para confeccionar o tapete do dia de Corpus Christi. Essas toalhas, posteriormente serão lavadas e doadas paras famílias que são atendidas pela Pastoral da Criança e poderão ser entregues nas Comunidades que pertencem a Quase Paróquia Ascensão do Senhor.

Também serão realizados os tapetes tradicionais com pó de serra e tintas coloridas com desenhos litúrgicos e que remetem a fé. A juventude convida os fiéis a confeccionar os tapetes a partir das 6h30 na Catedral São Thomaz de Cantuária.

PROGRAMAÇÃO

Além da programação unificada, em Camaçari, os fiéis poderão participar de missa em outros horários

Paróquia Santa Luzia (Gleba C) 8h - Missa

Paróquia São Tomé Apostolo (Gleba E) 18h30 – Missa encerrando com a procissão e a benção do Santíssimo no bairro.

Paróquia Divino Espírito Santo (Vila de Abrantes) - 8h Missa na Igreja Matriz, seguida de procissão

Paróquia São Bento (Monte Gordo) - 7h Missa e procissão do Santíssimo Sacramento após a missa.

Quase Paróquia São Francisco de Assis Arembepe - 7h Missa na Igreja Matriz

Quase Paróquia Nossa Senhora de Fatima e S.Francisco de Assis (Barra do Pojuca) - 8h Missa na Igreja Matriz seguida de procissão

 

Fonte: CN