Catedral Basílica de Salvador é reaberta após restauração

Cultura e Artes

actea

A entrega da obra de restauração da Catedral Basílica, localizada no Centro Histórico de Salvador, será celebrada em uma solenidade nesta sexta-feira (14). 

Símbolo da arte sacra e da arquitetura religiosa no Brasil, o tempo possui um acervo de grande valor com telas de diversos autores seiscentistas, móveis de jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e prata. A Catedral foi restaurada com recursos de mais de R$ 17, 8 milhões do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre os destaques da intervenção estão a restauração das treze capelas, incluindo toda a imaginária sacra, a restauração do átrio, de toda a fachada principal em cantaria e das torres de azulejos. Além disso, a obra permitiu que a Basílica de Salvador se renovasse, com a instalação de modernos equipamentos de sonorização, sistema de prevenção e combate a incêndio e segurança patrimonial. O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 120 profissionais, que mesclou a utilização de técnicas e materiais tradicionais e contemporâneos.

SERVIÇO
O QUÊ:
 Entrega da restauração da Catedral Basílica de Salvador
QUANDO: Sexta-feira, 14 de setembro, às 17h
ONDE: Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador/BA

 

 

Fonte: BN

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar