Trabalho social do programa Rio Camaçari começa a ser executado

Camaçari

A obra de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari não é feita apenas de maquinário pesado, ferramentas e operários. Há um trabalho social pensado no sentido de garantir que a comunidade que mora nas imediações do rio e seus afluentes, e que serão diretamente impactadas com as intervenções, recebam amparo, orientação, informação e os esclarecimentos necessários sobre o programa técnico-social que será desenvolvido.

trabsocialrio

A iniciativa visa ainda promover uma sensibilização da população sobre a necessidade da preservação ambiental e os riscos da ocupação irregular em Área de Proteção Permanente (APP).

Nessa perspectiva, o trabalho das ações do Projeto de Trabalho Social do Programa Saneamento Integrado na Bacia do Rio Camaçari – Fase 2 – já está sendo executado. O objetivo é promover o exercício da participação cidadã, com vistas à melhoria da qualidade de vida das famílias residentes nas áreas do programa. Nas comunidades, serão realizadas ações do tipo socioeducativas, voltadas para a organização comunitária, de educação ambiental e geração de trabalho e renda.

Realizada em dois momentos, na primeira etapa das visitas foram percorridos os trechos 19, 20 e 21, que compreendem os riachos da Rodoviária, da Lama Preta e do Morro da Manteiga. Em seguida aconteceu no trecho que compreende ao bairro Parque Verde I, II e III, Gleba E e PHOC III. Na oportunidade, a equipe de profissionais percorreu todo o trajeto, que será beneficiado pelo projeto de reurbanização e saneamento, os imóveis cadastrados e os principais pontos onde serão instalados os escritórios sociais para manutenção do plantão social.

As visitas são realizadas pela equipe técnica da Hollus – empresa executora da obra – que é formada por assistentes sociais, mobilizadores sociais, biólogo, assessor de comunicação, além dos profissionais da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

O programa visa a urbanização e a recuperação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo para os moradores que vivem na área de abrangência do Rio Camaçari e que serão beneficiados pela requalificação.

As principais ações que deverão ser implementadas pelo programa perpassa pela recuperação e despoluição dos rios, urbanização de suas margens com construção de áreas de lazer, praças e áreas esportivas.

 

Fonte: Ascom PMC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar