Prefeitura firma parceria com o Sebrae para elaboração de Plano de Turismo Sustentável

Cultura e Artes

Com o objetivo de desenvolver o turismo sustentável do município de Camaçari, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está realizando pesquisas e estudos técnicos para elaboração de um Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (PDITS). Para isso, será feito um minucioso levantamento pela empresa Girus Consultoria, que irá detectar ações que possam promover um desenvolvimento sustentável.

sebraesetur

Nos próximos dias, técnicos direcionados pela empresa farão visitas para coleta de dados que ajudarão a identificar as necessidades de cada setor que integra o trade de Turismo em Camaçari. O intuito do projeto é identificar os desafios e potencialidades para desenvolver um plano de ação que contemple a todos e fortaleça a atividade no município, elencando as principais atrações e rotas turísticas, desde parques a bares, lanchonetes, restaurantes, entre outros.

O gestor de Projetos do Sebrae em Camaçari, Paulo Azevedo, afirmou que a realização do PDITS no município é algo para se comemorar, principalmente porque é a primeira vez que essa metodologia é executada no estado da Bahia, com o foco para o planejamento do turismo em uma cidade. "Nós, gestores de projetos de turismo, estamos comemorando esse acontecimento e vamos trabalhar muito para que possa ser entregue com a qualidade que o município de Camaçari merece, pois é nesse município que o turismo acontece", disse.

Para o secretário de Turismo, Gilvan Souza, o convênio com o Sebrae vai possibilitar que o município se reposicione no trade turístico do país. "Esse é um projeto muito importante para a cidade, que tem ações que atendem vários setores. Essa ação, que é um marco para a economia e turismo sustentável de Camaçari, tem todo nosso apoio e do prefeito Elinaldo Araújo. A cidade vai usufruir melhor do aumento dessa receita, com essas referências que melhoram o rendimento do empreendedor; dando competitividade e maior vida útil para esses empreendimentos", afirma.

A ação é fruto do convênio e investimento firmado entre o governo municipal e o Sebrae e é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo local, dando mais estrutura e visibilidade para o trabalho já desenvolvido. A proposta contempla, ainda, capacitação, parcerias e estratégias de empreendedorismo.

 

Fonte: Ascom/PMC