Acordo é assinado e UFBA se torna realidade em Camaçari

Educação

assinaturaufbacds8

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Prefeitura de Camaçari entra pra história da cidade. O documento garante o funcionamento imediato da instituição no município, que inicialmente será na Cidade do Saber com a oferta de 100 vagas para o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Valeu a pena todo o esforço que o governo tem feito para mudar os rumos da educação superior em Camaçari. “Conseguimos concretizar o que nenhuma outra gestão foi capaz de fazer e isso nos enche de orgulho, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, do desenvolvimento”, disse o prefeito Elinaldo Araújo.

O funcionamento na Cidade do Saber será temporário, até que a sede própria da Universidade passe pelas reformas necessárias. O local definitivo será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

Com um projeto político-pedagógico em que será usado o modelo de formação por ciclos, o ingresso na UFBA será por meio do BI em Ciência, Tecnologia e Inovação, com três anos de duração, e só depois os alunos poderão escolher entre um dos cinco cursos da área de engenharia. As opções são em energia, materiais, controle e automação, automotiva e computação.

No momento, a instituição se dedica à construção de um calendário acadêmico especial para o campus de Camaçari, e a expectativa é de que as aulas iniciem ainda este semestre. A autorização para implantação foi publicada na sexta-feira (23/3), no Diário Oficial da União de nº 57. 

Marcaram presença da solenidade de assinatura: O Prefeito Elinaldo Araújo, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, além dos deputados federais Paulo Azi e Antônio Imbassahy.

 

Fonte: Ascom