Camaçari é beneficiada com o Projeto Escolas Culturais do Governo do Estado

Educação

Marca Escolas Culturais

Com o objetivo de dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social, o Projeto Escolas Culturais iniciou suas atividades no mês de abril em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 territórios de Identidade. A ação está sendo implantada em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino. Entre outros resultados o Projeto visa colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.

Trata-se de uma ação do Governo do Estado desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com a participação na gestão do Instituto de Ação Social Pela Música - IASPM.

O projeto promoverá atividades sociais, educacionais e culturais por meio de ações diversas sempre dialogando com audiovisual, a música, a dança, as artes literárias e demais expressões artísticas, além da participação da Rede de Proteção Social do município. Oportunidades em que será estabelecido um ambiente de troca entre os saberes produzidos na escola e os saberes populares tradicionais de idosos, mestres e mestras, artistas e fazedores de cultura das comunidades.

Foram contratados 85 coordenadores culturais, na Bahia, para atuarem no Projeto cujo compromisso é articular e mobilizar parcerias entre artistas, instituições culturais, estudantes, professores, fazedores de cultura e demais agentes culturais dos municípios.

Entre outras, o Projeto desenvolverá as seguintes ações:

  • Promoção de Eventos Culturais, envolvendo estudantes, professores e atores da comunidade;
  • Construção de Agenda Cultural;
  • Mapeamento das iniciativas culturais no município e aproximação destas iniciativas com o espaço e atividades das escolas;
  • Formações nas linguagens artísticas: dança; artes literárias e audiovisual;
  • Fomento a prática musical coletiva nas suas diversas modalidades e possibilidades.
  • Articulação entre membros da rede proteção social.

Em Camaçari, o projeto será realizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, que atende cerca de 2.000 alunos, e terá como Coordenadora, Elisângela Sena, que é Produtora de Eventos e já foi Diretora do Teatro Cidade do Saber.

Nos Dias 14 e 15 de junho, o Escolas Culturais estará realizando os Projeto Talk Show de Juventude, Empregabilidade e Cultura, e o Evento Minuto Cultural, que visa aproximar os estudantes das manifestações da cultural camaçariense, propiciando um espaço de diálogo e troca de experiências entre alunos e agentes da sociedade em diversas áreas do saber. As atividade serão abertas à comunidade.

Programação:

 

O Que: Talk Show " Juventude, Empregabilidade e Cultura".

Quando: 14 de Abril (Quinta-feira)

Horário: 10h30

Convidada: Edileusa Sena (Consultora em Recursos Humanos e Responsabilidade Social)

 

O Que: Minuto Cultural.

Quando: 15 de Abril (Sexta-feira)

Horário: 11h10 / 16h10 / 18h30min

Onde: Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães

Convidados: Grupos de Pé de Serra e Quadrilha Junina

Quem faz: Projeto Escolas Culturais do Governo da Bahia através do Governo da Bahia por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e participação na gestão pelo Instituto de Ação Social Pela Música – IASPM e Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

 

Fonte: Ascom

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar