ProUni oferece mais de 174 mil bolsas no segundo semestre

Educação

apto

O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018/2 oferecerá 174.289 vagas para bolsas de estudo em 1.460 instituições de ensino privadas, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Serão 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais. As inscrições abrem no dia 26 de junho e seguem até as 23h59 de 29 de junho.

Quem pode participar
Podem se inscrever no ProUni os candidatos que não tiverem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Para concorrer às bolsas, o candidato deve se encaixar em pelo menos uma das condições a seguir:

1 – ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

2 – ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

3 – ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

4 – ser pessoa com deficiência;

5 – ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

As bolsas variam conforme a renda do candidato. Serão integrais, caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo; ou parciais, caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Resultado
O ProUni divulgará duas chamadas sucessivas. A primeira será liberada para consulta no dia 2 de julho, e a segunda, no dia 16 de julho. O candidato deverá consultar o resultado pela internet, no site do ProUni, ou nas instituições para as quais efetuou a inscrição.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer às instituições de ensino com os documentos solicitados para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Para a primeira chamada, o período de comprovação vai de 2 a 10 de julho. Já para a segunda chamada, de 16 a 23 de julho.

 

 

FOnte: Guia do Estudante

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar