Menos de 100 dias do ENEM: estudantes ainda tem tempo para aprender conteúdos

Educação

aenesm

Entre os principais objetivos dos estudantes que terminam a Educação Básica está o alcance de um desempenho satisfatório no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas avaliações serão realizadas nos dias 04 e 11 de novembro. Os mais atentos às datas, e mais afinados com a matemática, já fizeram as contas: faltam menos de 100 dias para ENEM. A proximidade das provas é mais uma motivação para intensificar os estudos.

Uma boa nota do ENEM viabiliza a aprovação nos principais processos seletivos para o ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que financia cursos não gratuitos em instituições privadas; e o Programa Universidade para Todos (PROUNI), que oferta bolsa de estudo parciais e integrais para a graduação. Então, aproveite para acompanhar algumas dicas de planejamento, avance nos estudos e fique tranquilo nos dias de avaliação.

Defina um plano de estudo pessoal

Começar com um plano de estudo é fundamental. Este é o momento de responder as seguintes perguntas: quantas horas por dia você consegue estudar? Para aprender todo o conteúdo, quanto é preciso estudar por dia? Quais são as disciplinas que tem maior dificuldade? Quais são os assuntos mais cobrados de cada área? Respondidas essas questões, é hora de seguir a próxima dica.

Visualize as atividades da semana

Definir antecipadamente todas as atividades da semana é importante para visualizar quanto tempo terá disponível ao longo dos dias. Tudo deve ser considerado: horário em que o participante estará na escola (ou no trabalho), momento de cada refeição e até mesmo o tempo de descanso. Feito isto, é hora de definir as horas de estudo necessárias para conhecer a fundo todo o conteúdo cobrado. Verifique as horas em que consegue absorver os assuntos com facilidades e defina as prioridades.

Estabeleça prioridades

O participante deve saber que todas as disciplinas são importantes para alcançar um bom resultado ENEM. Mas é inegável que a afinidade com determinadas matérias ajuda a descobrir também as fraquezas do estudante e, consequentemente, a saber quais conteúdos merecem mais atenção. Lembre-se deles na hora de definir prioridades.

Dedique um pouco mais de tempo às disciplinas que tem mais dificuldade. Resolva mais questões, busque provas antigas e estude por materiais complementares. Também crie resumos sobre cada assunto, o que ajudará muito nos momentos de revisão.

Estude conteúdos mais cobrados nas provas

Conhecer os conteúdos mais cobrados em cada área também ajuda a montar o plano de estudo.

Se necessário, matricule-se em um cursinho ENEM

Para absorver os conteúdos objetivamente, diversos estudantes buscam cursinho ENEM. Apesar da proximidade com o exame, existem turmas intensivas iniciadas no segundo semestre.

 

Fonte: A Tarde