Novidade marca entrega de requalificação do Colégio Anísio Teixeira em Camaçari

Educação

anisioelinaldo

Ao som da brilhante apresentação da Banda Marcial da Escola Anísio Teixeira (BAMAT), foi entregue na tarde desta quinta-feira (20/12) a requalificação do Centro Educacional Anísio Teixeira aos alunos, profissionais da unidade e à comunidade escolar. Durante a cerimônia, a secretária da Educação, Neurilene Martins, deu a excelente notícia de que cerca de R$ 2 milhões, referentes a duas parcelas de recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal, está depositado na conta. Por causa da inoperância da antiga gestão, a verba não era repassada desde o ano de 2015. 

Durante o discurso, o prefeito Elinaldo Araújo, destacou que os profissionais da Secretaria da Educação (Seduc) estão de parabéns pelo trabalho executado ao longo deste primeiro ano de gestão. “São a dedicação, o empenho e o trabalho incansável desta equipe que me fazem estar aqui, entregando a 22ª escola requalificada, podendo prestar contas e fazendo com que os recursos, que estavam perdidos, voltem ao município e sejam revertidos para proporcionar melhorias, no intuito de oferecer mais conforto aos estudantes e profissionais do local”, concluiu o gestor municipal. 

O PDDE destina recursos financeiros, em caráter suplementar, para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulicas, elétricas, sanitárias etc.); de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos, de modo a assegurar as condições de funcionamento da unidade de ensino, além de reforçar a participação social e a autogestão escolar. Os repasses são feitos anualmente, em duas parcelas iguais. 

Com a verba do PDDE, o centro educacional poderá aplicar em aquisição de materiais permanentes (como bebedouro, impressora, aparelhos de ar condicionado etc.) e de itens de uso diário (papel, lápis, caneta, borracha, cartuchos de tinta para impressora, produtos de limpeza, papel higiênico, sabonete etc.), na realização de pequenos reparos na infraestrutura física do prédio (como consertos de torneiras) e na contratação de mão de obra para esses serviços, nos materiais necessários para a implementação do Projeto Político Pedagógico, em instrumentos que permitam avaliar a aprendizagem e no desenvolvimento de atividades educacionais. 

anisiodiretora

Localizado à Rua das Flores, no bairro Gleba E, o Centro Educacional Anísio Teixeira passou por uma reforma estrutural completa, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com o apoio da Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Seinfra). A requlificação contou com serviços de pintura geral, interna e externa, roçagem, revisões elétrica, hidráulica e nas esquadrias, além de concerto no gradil que fica ao redor da unidade escolar e retirada do mobiliário inservível. 

O centro educacional é a única escola de Camaçari a possuir um anfiteatro em sua estrutura. Espaço este que também foi requalificado. A unidade de ensino possui ainda 16 salas de aulas, além de laboratório de informática, biblioteca, secretaria, coordenação, direção, refeitório, pátio coberto, quadra poliesportiva, e sanitários masculino, feminino e adaptado para pessoas com necessidade especial. 

Com funcionamento nos três turnos, a escola atende 1.026 alunos do Fundamental, pela manhã, Funtamental II, à tarde e Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite. Os estudantes são atendidos por uma equipe composta por 80 profissionais, entre gestores, professores, pessoal de apoio e administrativo. 

Para animar o evento, as alunas Bianca Oliveira, do EJA, e Emile Oliveira, do 7º ano A, fizeram apresentações musicais e cantaram lindas canções para os presentes. A cerimônia reuniu ainda o vice-prefeito, José Tude, além dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais.

Fonte: Ascom