Como você pode usar o Enem para entrar no Ensino Superior

Educação

usrenemfacul

Para quase sete milhões de estudantes, as próximas semanas serão de muita ansiedade. Isso porque o resultado do Enem está previsto para sair em janeiro, no dia 19, e pode ser decisivo para muitos brasileiros que buscam ingressar no Ensino Superior ou até mesmo esperam a certificação do Ensino Médio. 

Com a nota do Enem, é possível entrar em diversas universidades federais por todo o Brasil, além de conseguir bolsas de estudo para o pagamento das mensalidades das faculdades privadas.

Saiba mais sobre como usar o Enem para conseguir fazer sua matrícula no Ensino Superior!

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é o sistema que permite que alunos de todo o Brasil tentem uma vaga no curso de sua escolha entre as universidades federais que aceitam o Enem. Para isso, é necessário ter tirado uma nota maior que zero na redação. Quanto maior a pontuação total, maiores as chances de conseguir o curso pretendido. Ele costuma ficar disponível algum tempo depois da nota do Enem ser divulgada, podendo ser acessado por um tempo determinado.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Esse financiamento tem o diferencial de juros mais baixos e pagamento facilitado. A primeira parcela começa a ser cobrada apenas após o término do curso, permitindo que o estudante possa finalizar sua faculdade com maior tranquilidade e possa já ingressar no mercado de trabalho. Para ter acesso a esse benefício, é necessário estar adequado dentro das normas de renda familiar e ter participado de qualquer edição da prova desde 2010 com nota superior a 450.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Esse programa garante que alunos consigam bolsas parciais ou integrais em universidades privadas do país. Para participar, também é necessário ter média superior a 450 e ter tirado mais do que zero na redação. É preciso também ter feito a última edição da prova, além de atender as especificações de escolaridades definidas pelo governo federal. As inscrições para o Prouni começam um tempo depois do Sisu.

Ingresso direto

Diversas universidades do país oferecem essa facilidade para os seus ingressantes. É possível trocar o vestibular tradicional da universidade pela nota do Enem, tirando a necessidade de fazer mais uma prova – desde que o candidato tenha tirado ao menos a nota mínima exigida pela instituição.