Quinta turma de merendeiros conclui curso em Camaçari

Educação

curso merenda

O sentimento de gratidão tomou conta do auditório da Secretaria de Governo na tarde desta segunda-feira (24/9), oportunidade em que foi realizada a solenidade de entrega de certificados do curso de Técnicas de Cozinha para Merendeiros, provido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac), a capacitação faz parte de um projeto que visa habilitar profissionalmente os servidores públicos não docentes da rede municipal de ensino.

Na ocasião, foram certificadas 44 pessoas, números referentes a três turmas que realizaram o curso no período entre 9 de julho e 17 de setembro, com aulas nos turnos vespertino e noturno. Desde o início da gestão do prefeito Elinaldo Araújo, esta é a quinta turma de profissionais capacitados.  No total, 79 merendeiros e merendeiras já passaram pelo processo.

A meta da Seduc é de certificar 100% do quadro de profissionais para que eles aprimorem e desenvolvam as habilidades na cozinha a fim de ajudar o governo a economizar e, sobretudo, produzir uma alimentação com qualidade cada vez melhor para os alunos da rede municipal de ensino.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou sobre o amor envolvido no preparo de um alimento e que esse ato deve acontecer não só em casa, mas, sobretudo, no desempenho do trabalho dessas pessoas, que cozinham para os 35 mil estudantes da rede. "Queremos uma alimentação de qualidade para os nossos alunos e, para isso, não mediremos esforços no sentido de promover cada vez mais melhorias profissionais para os nossos servidores", destacou.

Com carga horária de 120 horas, a iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar o servidor para exercer as técnicas de cozinha nas diversas unidades escolares, no preparo de alimentos e produções culinárias, adotando as normas de segurança alimentar com ênfase no desenvolvimento de competências, autonomia, criatividade, boa comunicação e habilidade técnica.

O curso apresentou para os alunos temas como noções teóricas e práticas de manipulação e higiene dos alimentos, cortes, economia de recursos, dentre outras habilidades. Para Silvia Menezes dos Santos, merendeira da Escola Municipal Sônia Regina de Souza, o curso foi muito proveitoso e agregou demais à sua vida. "Quando eu pensava que sabia tudo de cozinha, descobrir que ainda tenho muito a aprender. O curso serviu para me deixar mais confiante para exercer a minha profissão e para atuar nas tarefas de casa também", salientou.

A Seduc informa aos demais merendeiros e merendeiras que ainda não passaram pela capacitação e tenham interesse em se aperfeiçoar, que as inscrições estão abertas para a nova turma prevista para iniciar em 15 de outubro, no turno vespertino. Interessados devem se dirigir à unidade do Senac em Camaçari, que está situada na Rua do Migrante, s/nº, Casa do Trabalho, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone 3454-0550.

Ainda estiveram presentes na cerimônia de entrega de certificado a gerente do Senac Camaçari, Delma Santana, o instrutor de Educação Profissional do Senac, Sérgio Paiva, o instrutor e chefe de cozinha, Gabriel Lobo, a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Neirian Teles, além de demais profissionais do setor de nutrição escolar da Seduc e do conselho municipal.

Fonte: Ascom Prefeitura

{jcomments off}