Multidão participa do tradicional cortejo da lavagem do Bonfim de Mata

Eventos

cortejobonfimmt18

Centenas de pessoas se reuniram na manhã deste domingo, 28, na lavagem do Bonfim, no município de Mata de São João. 

O tradicional cortejo puxado pelas baianas começou por volta das 10 horas. Além da numerosa ala composta pelo povo de santo, munícipes, políticos e diversos grupos culturais também participaram da caminhada que cumpre um percurso de 4 km. 

Em entrevista ao site Direto da Cidade, Delma Sales, moradora do bairro Parque São Luís, parabenizou a festa e contou que todo ano prestigia o evento. “ Cada ano, a festa fica melhor e mais organizada. Nós que somos moradores e devotos ficamos muito felizes”, disse. 

A baiana Luiza Miranda, contou que participa da festa há mais de 10 anos , ressaltou que além de homenagear o padroeiro, a festa é muito bonita. “ Todo ano eu venho é muito lindo mesmo. 

lavagem18bmata

Um dos professores do grupo de capoeira Zambiancongo, da orla do município, destacou a importância cultural do cortejo. “ Fazemos parte do cortejo há cinco anos, é uma das festas mais importantes do município e para a gente é uma honra poder participar desta festa”.

O grupo da capital baiana, Cortejo Afro, composto por alas de cantos, músicos e baianas, participou do cortejo pela primeira vez. “ Estamos muito satisfeitos por ter participado, recebemos o convite, viemos e comprovamos que é uma festa belíssima e não fica devendo nada para outras cidades”. 

O cortejo seguiu até a Igreja do Senhor do Bonfim, onde as baianas derramaram o banho de cheiro nas escadarias do santuário e nos fiéis.

Fonte: Direto da Cidade