Câmara 70 Anos: Encontro com a imprensa e homenagem a ex-presidentes encerram comemorações nesta quarta (28)

Eventos

card CMC 70 anos quarta

Encerrando as comemorações dos seus 70 Anos, a Câmara Municipal de Camaçari realiza, nesta quarta-feira (28), dois eventos, no Plenário Osvaldo Nogueira. O primeiro, com previsão para iniciar às 9h, será um Encontro com a Imprensa. Logo após, acontece uma Sessão Solene em Homenagem aos Ex-Presidentes da Casa Legislativa.

O encontro com os profissionais da imprensa terá como tema “A Câmara e os Processos de Comunicação – Mantendo a Sociedade Informada”. A palestra será ministrada pelo jornalista e radialista Jefferson Beltrão, gestor do A Tarde FM e apresentador do Bahia da Gente, da TV Alba.

A programação segue com as homenagens aos ex-presidentes da Casa Legislativa, a fim de lembrar sua importância no processo democrático do município.

História:

A Câmara Municipal de Camaçari foi oficialmente criada em 21 de março de 1948. A primeira sessão, realizada na sala de audiência do antigo prédio da prefeitura, contou com a presença de oito vereadores, dentre os quais os componentes da mesa diretora: Estevam Fagundes (presidente), Manoel Florêncio (vice-presidente), Ilda Leal (primeira-secretária) e Antônio Pio (segundo-secretário). Ressaltando-se já nessa legislatura a presença de uma mulher.

Durante 43 anos, as sessões continuaram a ser realizadas na sala de audiências da Prefeitura. Em 1991, o Poder Legislativo Municipal passou a funcionar em prédio próprio, inaugurado em 24 de agosto, e desde então vem sendo este o lugar onde se discute e se organiza o funcionamento da cidade.

Atualmente, a Câmara Municipal de Camaçari é composta por 21 vereadores. São eles que elaboram novas leis municipais e solicitam ao prefeito melhorias para a cidade. Cabe também aos vereadores fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da Prefeitura, zelando pelo bom desempenho do Executivo e exigindo a prestação de contas dos gastos públicos.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Camaçari ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 9h, no Plenário Osvaldo Nogueira. Nelas são debatidos assuntos de interesse comum à toda sociedade de Camaçari, apresentadas indicações e proposições, além de requerimentos e projetos de lei do Legislativo e Executivo.

Na Casa Legislativa também são realizadas sessões extraordinárias, especiais, solenes e audiências públicas.

São inúmeros os avanços da Casa Legislativa. A exemplo da TV Câmara de Camaçari, implantada em 2007 com o intuito dar publicidade as ações legislativas e aproximar os cidadãos deste espaço público. Através da TV Litorânea, a emissora legislativa procura colocar em pauta discussões sobre a cidade e seus munícipes.

Outro marco na história recente da Câmara de Camaçari foi a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos. Realizado em 2010, o concurso ofertou 40 vagas para cargos diversos. Com essa iniciativa, a Casa atende a mais um princípio democrático: a igualdade de oportunidades para o ingresso no serviço público.

Em 2017, a TV Câmara passou a exibir sua programação no canal digital, 25.1. A novidade busca melhorar a qualidade da transmissão para os assinantes. Ainda no ano passado, a TV realizou a primeira sessão com tradução simultânea em Libras e inovou ao transmitir as sessões e programas da grade através do Facebook e Youtube. Isso permite que os eleitores possam acompanhar seus representantes através de smartphones.

Câmara 70 anos: Compromisso com o povo e com o futuro!

 

Fonte: Ascom