Cofic premia empresas por desempenho em Segurança,Saúde e Meio Ambiente

Eventos

foto alex oliveira 64

Depois de passar por rigoroso processo de auditoria, 17 empresas do Polo Industrial de Camaçari vão receber o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Prêmio Polo SSMA, promovido pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em solenidade que acontece no dia 20 de junho, às 14h, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. Serão premiadas: Acrinor, Braskem(CS, PE1,PE2,PE3,PVC,Unib), Cetrel, Continental, Deten, EMCA, Oleoquímica, Oxiteno, Paranapanema, Acrinor, Proquigel e Vopak. A premiação reafirma o quanto essas empresas avançaram nos seus programas de gestão de segurança industrial e prevenção de acidentes.

"A cada ano o Prêmio contribui para uma melhor gestão de SSMA entre as associadas do Cofic e participantes das auditorias. A premiação tem ajudado as empresas a se desafiarem para aprimorar a prevenção de acidentes, envolvendo as lideranças e estimulando-as a assumir cada vez mais a responsabilidade pela segurança de seus liderados e, ao mesmo tempo, desafiando-os a aumentar o comprometimento com posturas prevencionistas", afirma o superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira, lembrando que a premiação deste ano integra-se à programação dos 40 anos do Polo de Camaçari.

O Prêmio Polo de SSMA está celebrando 20 anos em 2018. Ao longo de sua trajetória, a premiação consolidou-se como referência para a indústria nacional, trazendo uma

contribuição efetiva para a melhoria das práticas de prevenção de acidentes e de aprimoramento da gestão de segurança, saúde e meio ambiente das empresas do Polo. O principal termômetro para esta avaliação é o rigoroso processo de auditoria, que reúne mais de 1.400 quesitos e obriga as empresas a apresentarem mais de três mil evidências para alcançarem a condição de "Excelência".

Das 17 unidades industriais a serem agora premiadas, três conquistaram a categoria Ouro e classificação Excelência em SSMA – um patamar que apenas quatro empresas tinham conquistado ao longo da história do Prêmio. Na auditoria deste ano, observou-se ainda o envolvimento total dos trabalhadores para atender as normas e procedimentos da empresa nas atividades do dia a dia. "As empresas estão mais maduras em análise e gerenciamento de riscos, implantando programas de ergonomia, normas de SSMA mais rígidas e realizando auditorias em comportamento seguro dos seus colaboradores", atesta o superintendente.

O médico do Trabalho da Cetrel, Emerson Moreira, coordenador da Comissão de Saúde do Trabalhador do Polo (CST), também destaca "a contribuição para os profissionais de SSMA como uma oportunidade de obter novas recomendações de melhorias para os processos e ter seu trabalho reconhecido. O Prêmio Polo se consolida a cada ano como instrumento de verificação e sinergia de melhores práticas entre as empresas e auditores, representados por profissionais experientes, o que atesta a qualidade técnica das auditorias".

Independente da premiação, as empresas associadas ao Cofic vão passar pela auditoria no segundo semestre, com o propósito de melhorar, de forma integrada, a gestão de segurança, saúde e meio ambiente no Polo.

Relação das Empresas premiadas no Prêmio Polo SSMA 2018:

Classificação Excelência:

Braskem CS

Braskem PE1

Braskem PE2

Braskem PE3

Braskem PVC

Braskem UNIB

Deten Química S/A

Oleoquímica

EMCA

Oxiteno

Categoria Ouro - 5 estrelas

Cetrel S/A

Acrinor Matriz

Acrinor Filial

Proquigel Candeias

Categoria Ouro - 4 estrelas

Vopak

Categoria Bronze - 4 estrelas

Continental Automotivo

Paranapanema

Categoria Ouro - 5 estrelas

Cetrel S/A

Acrinor Matriz

Acrinor Filial

Proquigel Candeias

Categoria Ouro - 4 estrelas

Vopak

Categoria Bronze - 4 estrelas

Continental Automotivo

Paranapanema

 

Fonte: Ascom