Fórum celebra os 40 anos do Polo Industrial de Camaçari

Eventos

polocelebrac

O Complexo Industrial de Camaçari celebrou, na manhã desta quinta-feira (05), no Teatro Cidade do Saber, seus 40 anos de atividades com o fórum "Desafios Competitivos do Polo Industrial de Camaçari”. O evento reuniu empresários, autoridades políticas, civis e militares, instituições financeiras, especialistas de políticas econômicas e trabalhadores. 

O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Oziel (PSDB), falou da importância do Complexo para Camaçari e região. “O Polo tem uma grande participação no desenvolvimento econômico do nosso estado e trouxe o progresso para o nosso município”, comentou o parlamentar. 

Para o presidente do Cofic, Marcelo Cerqueira, o Polo transformou a história da Bahia, no seu aspecto econômico, social e cultural. “O Complexo trouxe reflexos positivos não apenas para Camaçari, assim como para os demais municípios do estado”, destacou. 

A programação contou com a participação de representantes da indústria e especialistas de políticas econômicas, que palestraram sobre crescimento, desenvolvimento e perspectivas. Instituições como o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), prefeituras de Camaçari e Dias d’Ávila, Governo do Estado, Federação das Industriais do Estado da Bahia (Fieb), e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), se fizeram presentes, a fim de enriquecer o Fórum. 

O Polo Industrial de Camaçari:

Desde o início de suas atividades, em 29 de junho de 1978, o Polo Industrial de Camaçari cumpre um papel vital e transformador para o Estado da Bahia, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, através da geração de emprego, renda e de novas oportunidades de investimento. 

Hoje, o Polo abriga mais de 90 empresas, sendo 35 unidades industriais químicas e petroquímicas, e 18 parceiras no Complexo Ford. As demais estão nos segmentos de metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, celulose, pneus, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços (incluindo logística). 

O faturamento anual do Complexo Industrial é de aproximadamente US$ 15 bilhões, as vendas para o mercado externo correspondem a 30% do total das exportações baianas e sua contribuição em ICMS para o Estado da Bahia é da ordem R$ 1 bilhão/ano. O Polo Industrial de Camaçari responde ainda por cerca de 90% da arrecadação tributária do município de Camaçari e por mais de 20% do Produto Industrial Bruto (PIB) do Estado da Bahia.


Fonte: Ascom CMC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar