COSTA DE CAMAÇARI: Feira do Pôr do Sol é lançada nesta sexta (22)

Eventos

feiraporsolc17

Já é verão e a cidade ferve. Com as temperaturas subindo e o sol se pondo mais tarde, é tempo de ir à praia e de aproveitar para curtir os atrativos de cada lugar até depois do anoitecer. Nesta perspectiva, e com a proposta de ser mais uma estratégia de desenvolvimento local integrado e sustentável, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), deu início a uma das atrações da Operação Verão da Costa de Camaçari, a Feira do Pôr do Sol.  

O lançamento do projeto foi nesta sexta-feira (22/12), a partir das 17h, na praça principal de Guarajuba, e vai contar com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades locais. Na oportunidade, os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de trabalhos artesanais, se deliciar com diversas opções gastronômicas, além de se divertir com as apresentações de artistas locais.  

Realizada pela Coordenação de Turismo da Sedec, o objetivo do projeto é propiciar alternativas de geração de emprego e renda, promover o fortalecimento da cultura local, oferecer alternativas de lazer e entretenimento para turistas, veranistas e moradores, além de fomentar o turismo.  

A Feira do Pôr do Sol reunirá cerca de 140 profissionais, entre artesãos, culinaristas, artistas locais, grupos culturais e ambulantes. O projeto tem como intenção atingir, além de turistas, veranistas e moradores, artesãos e artistas vinculados ao Programa de Fomento ao Artesanato de Camaçari, indivíduos e grupos ligados ao Projeto Saberes e Sabores de Camaçari, e os pequenos comerciantes das localidades envolvidas.  

Além de Guarajuba, onde a feira será permanente, ou seja, funcionará todos os dias da semana, a iniciativa acontecerá também na Praça dos Coqueiros Tia Deja, em Arembepe, só que apenas durante os fins de semana.  

O projeto acontece ainda de forma itinerante, ou seja, a cada fim de semana, iniciando na sexta-feira e seguindo até o domingo, contemplará uma localidade diferente. Como é o caso de Vila de Abrantes, onde será realizada na Praça da Matriz; em Jauá, na Praça do Papagaio; e em Barra do Jacuípe, na praça próxima ao estacionamento sentido à praia. 

A dinâmica da feira será a seguinte, das 7h às 14h, com a comercialização de produtos da economia solidária e agricultura familiar. Enquanto das 16h às 22h, será o momento dos demais profissionais mostrarem seus trabalhos.  

A iniciativa vai acontecer até o mês de março, seguindo uma programação, que pode ser conferida abaixo, para cada localidade. Vale ressaltar, que o cronograma pode sofrer alterações no decorrer do período programado.   

O Projeto “Costa de Camaçari – Sua praia é aqui”, surgiu para criar uma identidade na faixa litorânea de 42 quilômetros de praia do município, atrair investimentos e turistas, além de tornar a região um point do verão baiano. Para este período, são esperados mais de 102 mil turistas.  

PROGRAMAÇÃO 

Itinerante 

22 a 24 de dezembro e 19 a 21 de janeiro – Jauá

5 a 7 de janeiro e 9 a 11 de fevereiro – Barra do  

Jacuípe

12 a 14 de janeiro, 16 a 18 de fevereiro e 2 a 4 de março – Vila de Abrantes 

Permanente 

22 de dezembro a 18 de fevereiro - Guarajuba 

22 de dezembro a 11 de março - Arembepe

Fonte: Ascom