A arte é expressão fiel da cultura adquirida pelos povos, dos costumes herdados por gerações e do amor extravasado através das obras-primárias do artesão. Diante dos produtos tecnológicos com produção em série, a arte se mostra singular pela autenticidade das marcas que possuem estudo e técnicas únicas. No calendário mundial, a data 19 de março é dedicada a celebração do Dia do Artesão, e a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), na pasta da Coordenação de Economia Solidária (Ecosol), organizou um encontro para homenagear esses profissionais.

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e Defesa Civil, apresentou o Plano Emergencial de Camaçari (PEMC) com o intuito de trazer mais segurança e prevenção a qualquer tipo de desastre natural, acidente ou tragédia humana. O encontro reuniu dezenas de pessoas no auditório do Teatro Cidade do Saber, na tarde desta segunda-feira (18).

Tiago Pacheco Plano emergencial de Camaçari 6

O Plano contém diretrizes e visa buscar soluções rápidas de forma coletiva com estratégias de grande escala para evacuação, através de um conjunto de ações preventivas e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar possíveis cenários de emergência na cidade. O Plano promove uma interação entre a Defesa Civil, Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nudec), Polo Industrial de Camaçari, através do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), e demais órgãos e secretarias municipais.

O superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, Aurinézio Calheira Barbosa, apresentou o Plano existente do Cofic, que atua com o programa de gerenciamento de risco, e se colocou à disposição do município. "O Cofic estará junto da Defesa Civil para fazer esse trabalho frutífero", afirmou.

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, o Plano é um objeto de atuação e não preventivo. "É com sabedoria e unidade corporativa que uma sociedade estabelece a sua segurança pelas autoridades competentes, por isso vamos contar com a colaboração de cada secretaria, que terá 10 profissionais aptos para ficar de prontidão a qualquer chamado do PEMC", explicou, acrescentando que este é um momento oportuno para ampliar a assistência à população em eventuais situações de emergência.

Na ocasião, o prefeito Elinaldo Araujo recebeu um colete da Defesa Civil e uma cópia do Plano. "Esse material, elaborado pela Defesa Civil, é um instrumento importante e juntos com as cidades da região metropolitana, todas as secretarias, a sociedade e a imprensa, vamos ter frentes de ações treinadas e preparadas para qualquer situação", falou, aprovando a iniciativa.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre representantes do Cofic, da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Salvador, Simões Filho e São Francisco do Conde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Legislativo e secretariado do governo municipal.

 

 

Fonte: Ascom-PMC

A reforma da Previdência proposta pelo governo federal estabelece mudanças também para a aposentadoria especial, isto é, dos trabalhadores que exercem atividades em condições prejudiciais à saúde. Tanto para o regime do INSS, quando para os servidores públicos, foram feitas três alterações principais: o estabelecimento de uma idade mínima, a criação de um sistema de pontuação para o período de transição, e o fim da possibilidade de conversão do período trabalhado de forma especial na aposentadoria por tempo de contribuição.

Mais Artigos...