Camaçari: Arquivo Público de Camaçari vai funcionar em novo endereço

Responsabilidade Social

Foto Arquivo Público

O Arquivo Público Municipal de Camaçari (APMC) passa a funcionar em novo endereço. A mudança se dá pela interdição do prédio onde estava instalado, situado na Avenida Eixo Urbano Central, em frente à antiga Estação Ferroviária, no Centro da cidade. Agora, o setor ficará alojado, temporariamente, no imóvel que abriga também o Almoxarifado Central da Prefeitura, localizado na Rua dos Bombeiros, entre a sede da Embasa e a 28ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

O funcionamento deve iniciar ainda esse mês e só depende da transferência dos documentos e mobiliário para o novo local, que será acompanhado de perto pela Defesa Civil. O prédio em que ficava será posteriormente reformado e voltará a abrigar o APMC.

A desocupação do espaço segue a recomendação da Defesa Civil, que realizou inspeção na edificação na última sexta-feira (29/6). No laudo, a equipe técnica do órgão constatou risco de desabamento por conta de fissuras na laje e na alvenaria interna e externa, além de infiltração nos dutos de energia. A estrutura ficou comprometida devido à falta de manutenção predial por muitos anos.

O Arquivo Público foi criando através da Lei 807/2007 e está vinculado à Secretaria da Cultura (Secult). O setor tem um acervo vasto dividido em três núcleos: arquivos central, intermediário e permanente, onde ficam, respectivamente, os documentos de uso corrente, os que não são utilizados de forma frequente, e aqueles de grande valor histórico, probatório e informativo. O órgão tem grande relevância para a população e, no espaço, os cidadãos como estudantes, pesquisadores e jornalistas, poderão consultar os materiais, mas não é permitida a retirada dos impressos.

 

 

Fonte: Ascom/PMC