Prefeitura anuncia limpeza e fiscalização das dunas de Jauá

Responsabilidade Social

aforc

Prefeitura de Camaçari vai formalizar, nos próximos dias, um grupo de trabalho para remoção de resíduos, entulho e combate ao crime ambiental na região das dunas de Jauá. Uma força tarefa, formada pelas secretarias de Serviços Públicos (Sesp), Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Coordenação da Defesa Civil, vai atuar na educação ambiental e descarte correto dos resíduos. A iniciativa, idealizada durante uma reunião realizada na Sesp na manhã desta quinta-feira (05/07), tem o apoio da Câmara de Vereadores de Camaçari, representada no encontro pelo vereador Gilvan Souza.

O grupo de trabalho intersetorial foi formado após notificação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) sobre um auto de infração referente a “coleta e destinação final de resíduos sólidos descartados de forma inadequada por terceiros nas dunas de Jauá”. A denúncia foi encaminhada ao órgão estadual em 2015, na gestão anterior, mas só agora a Sesp foi notificada.

O planejamento definido na reunião tem como foco a garantia da limpeza contínua das dunas de Jauá para descontaminação do meio ambiente. “Nossa preocupação é dar uma resposta rápida e impedir que novas infrações sejam cometidas”, explica o secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur. Para isso, ele terá a ajuda operacional dos agentes da Defesa Civil, representados por Ivanaldo Soares, e da Coordenação de Meio Ambiente, através do diretor Gilberto Campos.

Além da retirada dos resíduos sólidos na região próxima à Via Parque 9 (imediações da praça de pedágio da BA 099), o assessor jurídico da Sesp, Ruan Cargel Araújo, está elaborando um documento onde reafirma o compromisso para fiscalização do local.

 

Fonte: Ascom/PMC