Prefeitura acolhe aprovados no Programa Ser Mais Aprendiz

Cursos

serm

Para apresentar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) aos aprovados no programa Ser Mais Aprendiz, foi realizado, nesta quinta-feira (8/11), um acolhimento, na sede da pasta. Na oportunidade, também foi entregue a carta de encaminhamento para a prática profissional supervisionada, que ocorrerá na Prefeitura de Camaçari.

O acolhimento aconteceu para 60 aprendizes e na sexta-feira (9/11) ocorrerá para os outros 60. A partir de segunda-feira (12/11), os jovens começarão a desempenhar as funções, como recepcionista, assistente administrativo e assistente pessoal, em diversos setores da Prefeitura. Eles terão de dedicar quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, para aquisição de novos conhecimentos e treinar as habilidades adquiridas.

A cerimônia de assinatura de contrato dos selecionados programa municipal aconteceu no Teatro Cidade do Saber, no dia 2 de outubro, e tem validade de um ano. Logo em seguida, os jovens começaram o curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que na primeira fase foi a formação básica. A partir de agora, os aprendizes dividirão os dias entre a formação prática e a execução das atividades.

Muito animada e ansiosa, a jovem Eulina Vitória Paraíso da Silva, 18 anos, é uma dos aprendizes e vai atuar na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). “Essa é uma oportunidade de ajudar a minha mãe e garantir algo no meu currículo e na minha carteira. Passamos quase um mês estudando e aprendendo. Agora vamos colocar em prática”, afirmou ao revelar que realizará um sonho ao trabalhar na Prefeitura.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery, fez questão de recepcionar os jovens na Secretaria, aproveitou para lembrar que este é um investimento do município e deu uma boa notícia. “Estamos pensando em outro programa para acolher estes jovens daqui a um ano, principalmente os que tenham um desempenho melhor”.

O Ser Mais Aprendiz é um programa municipal, instituído pela Lei Municipal nº 1281/2013, que contempla jovens com idade entre 14 e 20 anos, e recebem remuneração de meio salário mínimo, além de ter todos os direitos e garantias trabalhistas. A iniciativa está vinculada à Coordenadoria de Proteção Básica (CPB) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e é voltada para estudantes da rede pública de ensino, integrantes de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

 

Fonte: Ascom/PMC