Mais um mutirão de cirurgias de catarata foi realizado em Mata de São João

Saúde

Neste sábado (05), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde participou do terceiro mutirão de triagem para cirurgias de catarata. A realização é fruto de parceria com o Hospital Roberto Santos. Até então já foram realizadas 61 cirurgias, o que vem melhorando a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa lesão ocular. De acordo com a Secretária da pasta, Tatiane Rebouças, na oportunidade foram feitas também cirurgias de Pterígio, conhecido popularmente como carne no olho.

mutiraoc2

Até esta sexta-feira (4), a Secretaria de Saúde recebeu pacientes que tinham indicação para cirurgias para que participem da triagem no sábado. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Mata de São João, por meio da Secretaria de Saúde do Município faz parte do Mutirão de Cirurgias de Catarata, que além de viabilizar a cirurgia, fornece transporte ida e volta, acompanhamento pré e pós-operatório aos pacientes. Após a cirurgia, o mutirão também oferece a revisão do estado do paciente.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

 

Fonte: Ascom PMSJ