USFs promovem grupos de Convivência, Gestantes e Saúde da Mulher

Saúde

3 usf caic

O Programa Saúde da Família surgiu no Brasil com o objetivo de promover a saúde preventiva de forma integral e mais próxima das comunidades. Em Camaçari, isso é uma realidade graças ao trabalho desenvolvido pelas equipes das Unidades de Saúde da Família, através de ações como grupos de Convivência, grupos de Gestantes, grupos Hiperdia e de Saúde da Mulher.

Entre as USF de Camaçari que realizam trabalhos de promoção à saúde está a USF do CAIC. Gerente da unidade, Tatiane Pires explica que, às sextas-feiras, acontece o grupo de Convivência, e de 15 em 15 dias, ações do grupo de Saúde da Mulher e do grupo de Gestantes.

"No grupo de Convivência, realizamos atividades de práticas corporais e aulas de dança para estimular a atividade física entre nossos usuários e membros da equipe. No grupo de Gestantes, trabalhamos a temática da gestação, parto e pós-parto e o trabalho de pré-natal. E no grupo de Saúde da Mulher, além de palestras, realizamos também exames e testes rápidos para sífilis, aproveitando que estamos na Semana Nacional de Combate a Sífilis", explica Tatiane Pires.

O secretário de Saúde, Elias Natan, ressalta que o modelo de saúde mais eficaz é o da prevenção. "Vivemos numa sociedade onde a cultura é de que saúde é emergência, remédio e exames. Contudo, isso aí já é doença. Só quando estamos doentes é que recorremos a esses recursos. Saúde de verdade é a prevenção. Por isso o principal agente de saúde existente se chama a Unidade de Saúde da Família. As equipes de Camaçari estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido com suas comunidades", destacou.

 

Fonte: Ascom PMC