Tratamento da Hepatite C: saiba como ocorre o diagnóstico da doença

Saúde

aheparit

A hepatite C é uma doença viral que causa a inflamação do fígado e, geralmente, não apresenta sintomas – sobretudo no estágio inicial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 71 milhões de pessoas com hepatite C ao redor do mundo.

Para falar mais sobre o assunto conversamos com o infectologista Bernardo Almeida, que explicou como é o tratamento da Hepatite C e como é feito o diagnóstico. Confira!

A hepatite em números: cerca de 60 a 80% dos casos evoluem para a forma crônica e, desses, 15 a 30% acabam evoluindo para cirrose ou câncer.

Diagnóstico: pensando em como podemos diagnosticar e tratar a Hepatite C, o primeiro passo é realizar uma consulta para adquirir resultados.

O diagnóstico é feito em duas etapas, sendo que a primeira – chamada de triagem – consiste em detectar se existe presença de anticorpos contra a doença no sangue e, em caso de positividade, realiza-se uma etapa confirmatória.

A triagem pode ser feita por meio de testes rápidos realizados até mesmo fora do ambiente laboratorial, disponíveis em farmácias, consultórios médicos, ou campanhas, permitindo uma ampliação e agilidade no diagnóstico.

Tratamento da hepatite C: os cuidados com a doença evoluíram nos últimos anos, podendo proporcionar uma taxa de cura que chega até 95%. A hepatite C é uma doença reversível e tratável, então, promover um movimento de conscientização para aumentar o seu diagnóstico é um meio para reduzir complicações e diminuir mortes que poderiam ser evitadas.

 

Fonte: Alto Astral