Mitos sobre cabelo que você precisa parar de acreditar

Moda e Beleza

amitsou

Todo mundo fica se perguntando se realizar certos processos podem prejudicar a saúde do cabelo. Mas, o que poucas pessoas sabem é que muitas dessas conversas não passam de mitos. Então, vem descobrir com a gente como conseguir o cabelo “perfeito” da forma certa e, ainda, desvendar os mitos sobre cabelo.

“As fases da lua influenciam no corte do cabelo”
Provavelmente você já deve ter ouvido isso, né? Principalmente dos mais velhos. Mas, não vá pensando que ninguém cumpre essa regra, não! Cumpre sim, tem muitos adeptos das consagrações da fase da lua e acreditam que cada fase é hora de aderir à uma nova tendência, assim como uma nova mudança.

A lua nova, por exemplo, é a melhor fase para aderir a um visual diferente e moderno, podendo ser um look mais radical, a lua crescente é ideal para cortar os fios – essa fase é perfeita para deixar as madeixas mais fortes e saudáveis. A lua cheia é indicada para quem deseja fios com mais volume e, por fim, a lua minguante é ideal para apostar em uma nova coloração. Bom, se é verdade, ou não, disso não sabemos. Vai depender da sua crença, mas, não custa nada tentar, né?!

“Arrancar cabelo branco faz nascer mais três no lugar”
Quem é que nunca ouviu isso, né?! Logo que aparece um cabelinho branco, não tem quem não resista em arrancá-lo. Mas, dizem as lendas, que arrancar um fio branco faz nascer mais três fios brancos no lugar, será mesmo verdade?

Bom, muito se fala sobre isso, mas, na verdade, não há uma comprovação científica de que isso seja real oficial, tá gente!? 😉

“Caspa é sinal de falta de cuidado”
Não necessariamente. A caspa pode ocorrer por diversos motivos: por genética, produtos ou acúmulo deles, assim como falta de cuidado. Não existe apenas uma causa, portanto, a caspa não se desenvolve apenas pela falta de tratamento ou limpeza inadequada. Ela pode ocorrer pelo uso de produtos que não se adequam ao fio, por exemplo, ou mesmo doenças.

Nesse caso, uma consulta com um profissional dermatologista é a melhor opção para entender as causas da caspa e, assim, tratá-la.

“Cortar as pontas dos fios faz o cabelo crescer mais rápido”
Muita gente acaba cortando sempre as pontinhas, especialmente pelo mito de que cortar as pontas ajuda no crescimento capilar. Essa afirmação não é 100% verdadeira, pois, um crescimento saudável requer tratamento, principalmente, com produtos para deixar os fios bem cuidados. Porém, cortar as pontinhas, além de deixar o visual renovado, deixa as madeixas mais bonitas e longe das pontas ressecadas e duplas.

“O cabelo deve ser lavado todos os dias”
Principalmente quem sofre com os fios oleosos, sente maior necessidade de lavar os fios todos os dias, assim como muitas cacheadas, entretanto, não existe uma regra, os fios podem ser lavados de acordo com a sua necessidade. Portanto, você escolhe: todos os dias ou dias alternados. A única atenção necessária é quanto a água, que deve ser priorizada entre fria ou morna, assim como os produtos de acordo com o seu tipo de cabelo.

 

Fonte: Salon Line