Terça, 24 de Maio de 2022
25°

Pancada de chuva

Camaçari - BA

Geral Camaçari

Obras que impulsionam a mobilidade urbana fazem parte do saldo positivo de 2021 em Camaçari

Juntas, as intervenções representam boas condições de trafegabilidade para os munícipes e visitantes, além de proporcionar fluidez no trânsito e evitar congestionamentos

01/01/2022 às 13h05
Por: Redação Fonte: Ascom PMC
Compartilhe:
Obras que impulsionam a mobilidade urbana fazem parte do saldo positivo de 2021 em Camaçari

Ano de grandes resultados e transformações. É desta forma que podem ser caracterizadas as conquistas alcançadas em 2021 pela Prefeitura de Camaçari com conclusão e entrega de obras importantes que, sem dúvidas, melhoraram e impulsionaram a mobilidade urbana nos principais pontos de acesso e saída da cidade, como a duplicação do Viaduto do Trabalhador e construção de novas alças, e a requalificação do Trevo da Cascalheira. Juntas, as intervenções representam boas condições de trafegabilidade para os munícipes e visitantes, além de proporcionar fluidez no trânsito e evitar congestionamentos.



Construído em 1992, o Viaduto do Trabalhador foi implementado na cidade durante o primeiro governo do atual vice-prefeito, José Reis Tude. Na época, foi elaborado o projeto completo para a execução dos elementos necessários para compor a estrutura, mas não houve a possibilidade de efetuar todas as etapas. Somente na gestão do prefeito Elinaldo Araújo, que a administração pública optou por realizar os outros procedimentos do projeto, o que resultou na duplicação do viaduto, a execução das adequações na estrutura antiga, implantação de quatro ramos, quatro alças e duas marginais que dão acesso à BA-535. Também foram realizados serviços de iluminação, ciclovia, melhorias no sistema de drenagem para o escoamento das águas pluviais, paisagismo e demais benfeitorias.

Durante a década de 90, o Polo Petroquímico estava em um processo de crescimento muito forte e naquela região existia apenas uma pista única a BA-535 (via Parafuso), o trânsito intenso e um dos pontos críticos era a passagem do final da Avenida Jorge Amado para o Hospital Geral (HGC). Em um determinado momento houve a necessidade de construir o viaduto, que recebeu o nome de trabalhador em homenagem aos trabalhadores do polo.

A ordem de serviço que autorizou o início das obras de duplicação do viaduto aconteceu em outubro de 2019 e apesar dos desafios enfrentados por conta da pandemia do novo coronavírus, bem como do aumento do preço dos insumos para a construção civil, a obra apresenta um resultado positivo, oportunizando boas condições de trafegabilidade. O novo sistema viário foi liberado por completo para o uso da população em setembro de 2021 e a proposta tem o intuito de facilitar a rotina do cidadão que trafega diariamente pelo local, principalmente em horários de grande fluxo, que são no início e final do dia.

Outro importante resultado alcançado em 2021 foi com a finalização e inauguração da obra de requalificação do Trevo da Cascalheira, que recebeu investimento equivalente a R$ 5 milhões. A obra também é considerada uma das maiores efetuadas pela gestão, que veio para desafogar de vez o trânsito na região que interliga a BA-531 (via Cascalheira) à BA-535 (via Parafuso). O novo complexo viário conta com quatro alças rodoviárias e quatro ramos. O espaço ainda recebeu melhorias na rede de drenagem, iluminação, revitalização do viaduto existente, sinalização horizontal e paisagismo.

A alça Nordeste permite que quem vem de Salvador para Camaçari, por meio da BA-535 (via Parafuso), possa acessar a Avenida Industrial Urbana; a Sudeste possibilita àquele que vem da Av. Industrial Urbana acesse a via Parafuso no sentido de Dias d'Ávila; já a Sudoeste, propicia que o condutor que segue no sentido Dias d'Ávila/Salvador através da BA-535 (Via Parafuso), possa acessar a BA-531 (Estrada da Cascalheira), em direção a costa. No caso da quarta alça, que é a Noroeste, permite que o condutor que está na Estrada da Cascalheira siga sentido Salvador. O sistema viário pôde ser utilizado pela população desde o mês de outubro e foi inaugurado oficialmente em novembro deste ano.

A titular da Infraestrutura (Seinfra) de Camaçari, Joselene Cardim, faz referência ao ano de 2021 como um período de boas colheitas. "Recebemos uma cidade em decadência, sem cuidado e sem zelo. Arrumamos, cuidamos, tiramos a cidade da sujeira e em paralelo a isso, planejamos a cidade. Tocamos o plano de reconstruir Camaçari e daí em diante não paramos e não vamos parar. Sempre digo que o prefeito Elinaldo Araújo é minha melhor dupla, afinal eu abraço tudo que ele traça. Ele é o mentor dessa cidade que hoje se desenvolve e cresce a cada dia. Hoje estamos colhendo os frutos com gratidão", compartilhou.

A conclusão das obras marca a potencialização do processo de modernização e desenvolvimento urbano da cidade. Ambas as propostas fazem parte do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, resultado da parceria entre poder público e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Camaçari - BA Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 30°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes