Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Camaçari - BA

Esportes Camaçari

Desafios e grandes conquistas marcam o ano de 2021 da Sejuv

Promovido pela Game & Dance Entretenimento Digital e Organização Seven, com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Sejuv, o evento reuniu centenas de jovens na Casa do Trabalho

06/01/2022 às 08h33
Por: Redação Fonte: Ascom PMC
Compartilhe:
Desafios e grandes conquistas marcam o ano de 2021 da Sejuv

Com o desafio de gerir o esporte, o lazer e as políticas públicas para a juventude em 2021, ano em que o mundo ainda sentia os efeitos da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) realizou ações para formação de profissionais envolvidos no esporte local; criou mecanismos para o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte e a juventude; bem como, requalificação de equipamentos públicos; inclusão de crianças, jovens e pessoas portadores de deficiência; além de apoio a diversas atividades esportivas, nas modalidades masculinas e femininas, tanto na sede quanto na costa do município.

Pensando na qualificação dos profissionais e uma melhor comunicação interna entre os servidores, em 2021 foi realizada a primeira Jornada Pedagógica Esportiva. A atividade reuniu todos os servidores da secretaria no auditório da Casa do Trabalho, sendo pela primeira vez de forma individual, antes, a jornada era realizada em conjunto com outras secretarias. Também foi promovida, em parceria com o Instituto Família Barrichello, a formação técnico-pedagógica e gestão, direcionada para organizações e profissionais da educação física do município, totalmente gratuita. E para a juventude, a Sejuv realizou em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, o primeiro aulão Pré-Enem, gratuito, para a comunidade estudantil de Camaçari.

A criação do Conselho Municipal de Esporte, um sonho aguardado pelos desportistas do município por mais de 20 anos, foi realizada em 2021. A partir de então, Camaçari foi elevada para um novo patamar e a comunidade tem representativa efetiva na condução das políticas para o esporte, discussão de projetos e aplicação de recursos.

Na prática, o esporte também aconteceu. Em parceria com as comunidades, a Sejuv promoveu cerca de quarenta campeonatos de futebol amador. As competições foram realizadas em diferentes bairros, na sede e na costa do município. Já o Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes recebeu 76 jogos de futebol durante o ano de 2021. No local, foram realizados jogos do campeonato baiano sub-15, sub-17 e sub-20, masculino e feminino, e ainda, campeonatos, torneios e amistosos solicitados pela comunidade; bem como, a 2ª etapa do Campeonato Baiano de Bicicross, que marcou o retorno da competição no município. Para realização do evento que contou com cerca de 80 atletas de Camaçari e diversas cidades da Bahia, a pista municipal de bicicross passou por várias melhorias.

A comunidade esportiva foi beneficiada com a construção do primeiro campo público de fut7 com gramado sintético. O equipamento foi instalado na nova Praça Álvaro Simas, localizada no bairro Phoc I. Além disso, outros equipamentos esportivos também passaram por melhorias. Nesta etapa, foram requalificados os campos de praças situadas na Gleba B, Ponto Certo; Nova Vitória; Parque Verde II; Residencial Parque São Vicente e Piaçaveira.

Jovens e crianças tiveram a oportunidade de ingressar em uma prática esportiva em 2021. Após a paralisação por causa da pandemia, o núcleo de esportes da Sejuv na Cidade do Saber retomou suas atividades. No local, foram realizadas aulas de natação (adulto e infantil), hidroginástica, ginástica rítmica, capoeira, karatê, taekwondo e futebol de campo. Ao todo foram aproximadamente 600 alunos atendidos. Em parceria com o Projeto Oportunidade Através do Esporte – De Peito Aberto, foram disponibilizadas vagas para futebol feminino, boxe e natação, para crianças e jovens camaçarienses da sede e costa do município, totalmente gratuito. As aulas são sempre no contraturno escolar.

O Aulão das Divas, sob o comando da professora de dança Sara Estrela, levou à Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva (Dr.ª Eugênia), na Gleba B, muita agitação, dança, serviços e uma mensagem de empoderamento para a comunidade feminina de Camaçari. Além disso, a Grande Caminhada da Sejuv reuniu centenas de pessoas pelas ruas da cidade e marcou o encerramento das atividades de aeróbica da professora Ivânia Lopes.

Além da criação do Conselho Municipal de Juventude, um marco para construção de políticas públicas para o segmento, o mês de agosto de 2021 foi diferente. Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, foi realizado o Agosto da Juventude, com diversas atividades esportivas, de lazer e cultura em bairros da cidade. Organizado pela coordenação de Juventude, O Dia D foi celebrado na Praça Abrantes.

O 1º Encontro da Sejuv com a comunidade Surda aconteceu em 2021. Durante a atividade, que ocorreu em parceria com a Associação de Surdos de Camaçari, foram realizadas atividades recreativas e um torneio de futebol. A 1ª Taça Camaçari Futebol de Amputados trouxe mais inclusão. Pela primeira vez a competição foi realizada no município, oportunizando a criação do primeiro time Camaçari de Amputados.

Antenado com as tendências, em 2021, a Sejuv trouxe o Camaçari Game, maior evento de jogos eletrônicos já realizado no município. Promovido pela Game & Dance Entretenimento Digital e Organização Seven, com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Sejuv, o evento reuniu centenas de jovens na Casa do Trabalho.

Camaçari - BA Atualizado às 02h24 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 30°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes