Sexta, 28 de Janeiro de 2022
30°

Muitas nuvens

Camaçari - BA

Educação Camaçari

UFBA recebe terreno para implantação de campus em Camaçari

A doação do terreno foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal

11/01/2022 às 14h23
Por: Redação Fonte: Ascom CMC
Compartilhe:
UFBA recebe terreno para implantação de campus em Camaçari

Após três anos funcionando no prédio da Cidade do Saber com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Informação (ICTI), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu a doação de dois terrenos em Camaçari para a instalação definitiva do ICTI em seu novo campus, um terreno medindo 84.840,40m², e o outro medindo 62.370,66m², ambos localizados no loteamento Parque Nascente do Rio Capivara.  

A doação do terreno é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 1057/2021, que foi encaminhado pelo Executivo Municipal em regime de urgência no final de ano passado e contou com a aprovação da Casa Legislativa por unanimidade dos vereadores. Ao retornar ao Executivo, o PL se tornou a Lei 1709/2022, cuja assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira (11), no auditório da Secretaria de Governo, e contou com a participação do reitor da UFBA, João Carlos Salles, do pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva, da diretora do ICTI, Maiana de Matos, e de diversas autoridades políticas da região.  

Representando a Câmara Municipal de Camaçari, o evento contou com a presença e participação do vereador Dilson Magalhães Jr. (PSDB). “A instalação permanente da UFBA em Camaçari é um coroamento do ciclo virtuoso da educação em nosso município, que tem investido na educação infantil e fundamental, e agora com a UFBA teremos um ensino superior ainda mais fortalecido em nosso município, trazendo, além do ensino, os projetos de extensão e pesquisa”, destacou. 

O vereador Jamelão (CIDADANIA) também esteve presente e frisou o quanto a ocasião é significativa para os camaçarienses. “É muito importante para as pessoas de Camaçari a doação desses terrenos, por permitir que uma universidade de qualidade, e que está entre as melhores do Brasil, tenha um campus permanente em nosso município, abrindo as portas para que mais pessoas possam estudar perto de suas casas”, declarou. 

Já a vereadora Professora Angélica (PP) reconheceu o avanço que a Lei 1057/2021 representa para a cidade, mas salientou a necessidade de mais iniciativas direcionadas ao setor. “Nosso sonho é ter uma universidade municipal, mas, embora ainda seja necessário progredir muito mais na educação em nosso município, inclusive na educação básica e fundamental, esta doação é sim um avanço para Camaçari”, avaliou. 

A partir de hoje, a UFBA tem o prazo de 18 meses para dar início às obras da edificação da unidade no município, e a partir do início das obras a instituição tem dois anos para finalizar o projeto, podendo ser prorrogado por mais 18 meses. Caso a UFBA não cumpra o acordo, as áreas doadas retornarão ao município sem indenização pelas benfeitorias já feitas.  

Também participaram do evento os vereadores Flavio Matos (DEM), Gilvan Souza (PSDB), Bispo Jair (Republicanos), Ivandel Pires (Cidadania), Dudu do Povo (Cidadania), Deni de Isqueiro (DEM), Niltinho (PSDB), Jamessom (PSL), Tagner (PT) e a vereadora Fafá de Senhorinho (DEM).