Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Camaçari - BA

Cidades Mata de São João

Seagri e Unirb promovem de palestra sobre boas práticas na produção de leite

O encontro faz parte do Projeto Mais Leite, promovido pela Prefeitura para fomentar a atividade pecuária leiteira entre os produtores matenses

22/01/2022 às 11h42
Por: Redação Fonte: Ascom PMMSJ
Compartilhe:
Seagri e Unirb promovem de palestra sobre boas práticas na produção de leite

Cerca de 30 produtores de leite e laticínios de Mata de São João participaram na manhã da última quinta-feira (20) da palestra Boa Prática na Ordenha. O encontro aconteceu na Fazenda Escola do Centro Universitário UNIRB e faz parte do programa Mais Leite, promovido pela Secretaria de Agricultura do Município (Seagri).

Através do Mais Leite, cerca de 50 produtores rurais têm recebido orientações técnicas e qualificações, para aumentar qualitativamente e quantitativamente as suas produções. O objetivo é potencializar a atividade e fazer com que Mata de São João volte a ser referência na produção de leite e seus derivados.

A palestra tratou de temas relacionados aos cuidados com os animais, à qualidade dos produtos desde a sua origem, às condutas higiênicas, entre outros.

Mais Leite -  De acordo com a secretária de Agricultura de Mata de São João Adriana Nunes, programa Mais Leite tem objetivo de mostrar para os pequenos e médios produtores, que é possível ter criação saudável, com uma  boa genética e alimentação correta.

“Estamos criando uma série de ações para que os nossos produtores de leite consigam aumentar a produtividade, mesmo com poucos animais. É um projeto que visa melhorar toda a cadeia de pecuária do nosso município”, destaca.

A Seagri iniciou no ano passado um diagnóstico para conhecer todos os criadores do município. Com as informações sobre quem produz leite e quem se dedica ao corte, por exemplo, a gestão municipal pode melhor direcionar as ações e os projetos voltados para o segmento.

O produtor Osair Sena da Silva, de Pedra do Salgado, explica que vem de uma família que há anos trabalha com a produção de leite, mas que estava afastado da atividade. Ele voltou à produção há pouco tempo e vê no suporte prestado pelo Projeto Mais Leite a possibilidade de alavancar o negócio.

“Nos anos 30, 40, 50 e 60 Mata de São João foi uma grande bacia leiteira. Inclusive na bandeia do nosso município temos uma vaca representando a atividade”, pontua. “Com um tempo a atividade se enfraqueceu muito, mas hoje, com a tecnologia e com esse auxílio da Seagri, estamos aqui para ver melhoramento genético para alavancar a produção”, acredita

Mata de São João - BA
Sobre o município Notícias de Mata de São João - BA
Camaçari - BA Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 30°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes