Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Camaçari - BA

Saúde Camaçari

Camaçari realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A iniciativa organizada pela Secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde acontece até esta quarta (26/

26/01/2022 às 12h49
Por: Redação Fonte: Dicom PMC
Compartilhe:
Camaçari realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Teve início na tarde desta terça-feira (25/1) a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Camaçari. Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a iniciativa, que é organizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), acontece até quarta-feira (26/1), no plenário da Câmara de Vereadores.

O secretário de Saúde, Elias Natan destacou a importância do serviço de saúde mental para população.  "Esta conferência acontece num momento mais que oportuno, pois, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19, a sociedade adoeceu muito psicologicamente. Enquanto gestão, temos olhado para saúde mental com muito cuidado e buscado investir no fortalecimento desse serviço no âmbito de estrutura física e profissional", pontuou o titular da pasta. 

Para o subsecretário de Saúde, Luiz Duplat, "desde o primeiro momento temos trabalhado em busca de dar plenas condições de trabalho aos profissionais e atendimento aos usuários da saúde mental. O nosso maior desafio não é apenas tratar o paciente de saúde mental. Mas, inseri-lo no contexto social onde ele tenha seus direitos garantidos", destacou. 

Já o presidente do CMS, Paulo Costa, chamou a atenção dos presentes para o preconceito ainda existente com a saúde mental. "Já avançamos muito. Mas, ainda vivemos numa sociedade onde muitas pessoas classificam doenças mentais como frescura; falta de fé, quando se é evangélico; preguiça; ou algo bobo, que não merece atenção. O resultado disso está no alto número de pessoas doentes mentalmente que chegam até ao ponto de atentar contra a própria vida. Esse debate, aprofundado aqui nesta conferência, precisa ecoar por toda Camaçari", ressaltou.

No primeiro dia foi apresentado aos delegados e participantes o regimento da conferência. No segundo dia serão debatidas e votadas, pelos delegados, as propostas para evolução da política de saúde mental em Camaçari. 

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Camaçari, Márcia Cosme, disse que "falar de saúde mental vai muito além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou estruturas físicas. Falar de saúde mental é falar do princípio maior da saúde. É falar do indivíduo como um todo. Nada adianta um corpo saudável se a mente estiver doente. Precisamos vencer os preconceitos ainda existentes quando se fala em saúde mental. E teremos dois dias aqui para aprofundar esse debate e sair daqui com propostas reais para avançarmos na saúde mental de nossa população", informou.

Em decorrência do atual cenário epidemiológico por conta da Covid-19 e da Influenza H3N2, somente os delegados estiveram presentes no plenário da Câmara. Os demais participantes acompanharam o primeiro dia da conferência através da transmissão ao vivo no YouTube.

As propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental serão levadas à 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental.

Camaçari - BA
Sobre o município Notícias de Camaçari - BA
Camaçari - BA Atualizado às 02h45 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 30°C 24°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes